Aumentam as demandas para a Microsoft estender a vida útil do Windows 10 e oferecer atualizações de segurança por mais tempo

Emanuel Negromonte
3 minutos de leitura

O Windows 10 da Microsoft está sob pressão para estender seu suporte além da data de término prevista em 2025. A Public Interest Research Group (PIRG) está liderando um apelo para que a Microsoft continue a fornecer atualizações de segurança para o sistema operacional, citando preocupações sobre a obsolescência de milhões de PCs Windows 10 e o impacto ambiental potencial.

O Problema

O Windows 10 está programado para ser retirado da lista de suporte da Microsoft em 2025, o que significa que não haverá mais atualizações de segurança para os milhões de pessoas que ainda estão usando esta versão do Windows. A PIRG destaca que muitos PCs simplesmente não podem ser atualizados para o Windows 11, e um grande número de pessoas não pode arcar com a atualização de seu hardware. Isso levou a uma petição pedindo à Microsoft que repense sua decisão.

O Impacto Ambiental

A PIRG está preocupada não apenas com o impacto financeiro para muitos usuários do Windows 10 se forem forçados a comprar um novo sistema compatível com o Windows 11, mas também com o meio ambiente. O grupo aponta para estatísticas que sugerem que grandes proporções desses sistemas Windows 10 sem suporte acabarão em aterros sanitários.

A Solução

A petição é dirigida ao CEO da Microsoft, Satya Nadella, e pede: “Não jogue fora milhões de computadores. A decisão da Microsoft de encerrar o suporte para o Windows 10 pode causar o maior salto em computadores descartados de todos os tempos, e tornar impossível para a Microsoft atingir suas metas de sustentabilidade. Os novos requisitos de hardware da nova versão de seu sistema operacional podem resultar em 40% dos PCs em uso sendo deixados para trás. A decisão da Microsoft de parar de apoiar milhões de computadores funcionais em nossos hospitais, empresas e casas é um péssimo negócio para os clientes que esperam que seus dispositivos caros durem. Quando o software atinge um ponto em que não é mais suportado, mas quando as consequências para o nosso meio ambiente são tão grandes, não devemos aceitar isso.”

Conclusão

A Microsoft tem um histórico de estender o suporte para sistemas operacionais mais antigos no passado. Os usuários do Windows XP receberam atualizações de segurança por 13 anos. Com a crescente pressão dos usuários e das organizações, é possível que a Microsoft possa reconsiderar sua decisão e estender o suporte para o Windows 10 além de 2025.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.