in

Avançam trabalhos em torno do novo KDE 6

Enquanto isso, é lançado o Qt Creator 4.13 Beta.

Falha na ferramenta de extração do KDE permite que hackers controlem contas do Linux
O KDE é um ambiente de desktop encontrado em distribuições Linux que oferece uma interface gráfica de usuário para o sistema operacional.

Já se passaram vários meses desde os rumores em torno do novo KDE Frameworks 6, mas a pandemia de coronavírus e as incertezas do Qt não fizeram com que o desenvolvimento do KF6 diminuísse o ritmo. Para quem não sabe, este é um conjunto de bibliotecas complementares do KDE de última geração que complementam o Qt. O desenvolvedor do KDE, Kevin Ottens, divulgou um novo relatório de progresso do KDE Frameworks 6 depois de reconhecer que alguns meses se passaram sem nenhuma atualização.

Embora o Qt 6.0 não esteja sendo lançado e o KDE Frameworks 6 ainda esteja nos estágios iniciais de desenvolvimento, eles estão progredindo para evitar o uso de código obsoleto e outras grandes alterações/limpezas de código reservadas para os principais problemas de versão.

Avançam trabalhos em torno do novo KDE 6Avançam trabalhos em torno do novo KDE 6

 

Isso inclui alterações recentes. É o caso da substituição do KLocalSocket do KIO pelo QLocalSocket e a remoção do KStatusBarOfflineIndicator. Da mesma forma, a confirmação de ferramentas para verificar os cabeçalhos SPDX e muitas outras alterações técnicas. Espera-se que o desenvolvimento do KF6 realmente aqueça após a disponibilidade do Qt 6.0, atualmente programado para novembro.

Phabricator do KDE inclui muitos itens em aberto, como remover o KHTML, as limpezas e outros trabalhos de portabilidade para quem deseja se envolver no desenvolvimento do KF6. Mais detalhes no blog de Ottens.

Enquanto isso, é lançado o Qt Creator 4.13 Beta

Avançam trabalhos em torno do novo KDE 6

A primeira versão beta pública do próximo ambiente de desenvolvimento integrado do Qt Creator 4.13 está disponível para teste. Esta versão está finalmente oferecendo suporte ao sistema de compilação Meson com esse IDE. Assim, o Qt Creator finalmente poderá gerenciar projetos com o sistema de compilação Meson, cada vez mais comum e difundido. Quando emparelhado com o Ninja é conhecido por suas velocidades de compilação muito mais rápidas do que as do Autotools. O suporte ao IncrediBuild também foi atualizado.

O Qt Creator 4.13 também atualiza seu modelo de código C++ em relação ao LLVM 10. Assim, deve obter uma melhor cobertura C++ 20. Do mesmo modo, há atualizações em sua implementação LSP (Language Server Protocol), melhorias em Python, atualizações de compilação do CMake, melhorias no desenvolvimento do Android, suporte para a estrutura de teste Catch2 e outras melhorias.

Mais detalhes sobre Qt Creator 4,13 versão beta de hoje via Qt.io.