in

AWS cria ferramenta capaz de migrar aplicativos .NET para Linux

Apesar de ser útil, ferramenta tem limitações.

A Amazon Web Services (AWS) acaba de inovar em uma tentativa de atrair desenvolvedores e cria nova ferramenta capaz de migrar aplicativos .NET para Linux. Esse sempre foi um problema que agora parece ter sido superado. É que a portabilidade de aplicativos .NET Framework (para Windows) para o .NET Core (plataforma cruzada) geralmente força o desenvolvedor a atualizar o formato dos arquivos do projeto, além de procurar pacotes NuGet compatíveis e atualizar suas referências. Tudo isso torna o processo mais demorado e complexo.

Tudo isso começou há seis anos, quando a Microsoft introduziu a plataforma .NET no Framework e Core. Assim, ela lançou algumas ferramentas de portabilidade que, no entanto, rejeitam muitos tipos de projetos por serem incompatíveis com o .NET Core. É que a ausência de uma implementação no .NET Core de frameworks populares como ASP.NET Web Forms está na raiz de muitas dessas incompatibilidades.

Uma ferramenta que a Microsoft deveria ter publicado. AWS cria ferramenta capaz de migrar aplicativos .NET para Linux

Portanto, como forma de atrair desenvolvedores que precisam fazer esse tipo de processo, a Amazon Web Services anunciou o lançamento de uma nova ferramenta chamada Porting Assistant for .NET. Diferentemente de outras ferramentas existentes, a Amazon afirma que esse assistente avalia o código-fonte do aplicativo e a árvore completa de dependências da API pública e do pacote NuGet. Ele faz uma varredura para encontrar incompatibilidades com o .NET Core e propor possíveis soluções.

AWS cria ferramenta capaz de migrar aplicativos .NET para Linux

Com a nova ferramenta, a Amazon aposta que esse serviço incentivará os desenvolvedores de aplicativos de servidor a migrar para a nuvem da AWS. Porém, o próprio aplicativo novo tem limitações. Apesar do .NET Core ser multiplataforma, o assistente da Amazon parece direcionado exclusivamente à sua execução no Linux .

É fácil começar a migrar aplicativos usando o Porting Assistant. Para isso, basta configurar e seguir alguns prérequisitos como instalar o .NET Core 3.1 SDK e ter um perfil de credencial. Depois disso, é possível aproveitar a potência do mecanismo de sugestões do Porting Assistant. Assim, ele vai propor as melhores substituições de pacotes. Com isso, deve haver mais precisão ao longo do tempo, conforme você aprende com os dados de telemetria compartilhados voluntariamente por outros usuários com a Amazon.