AWS sofre terceira queda em apenas um mês

AWS sofre terceira queda em apenas um mês
AWS sofre terceira queda em apenas um mês

Está virando rotina neste final de ano. Os serviços da Amazon Web Services (AWS) voltaram a cair pela terceira vez só em dezembro. Assim, a AWS passou por outra paralisação que interrompeu os principais aplicativos e serviços, como Slack, a plataforma de rastreamento de localização Life360, Grindr, o aplicativo McDonalds e a Epic Games Store, junto com jogos populares como Fall Guys

E a nova queda pegou os usuários logo cedo, quando começavam a se conectar. Em minutos, a página de status da AWS foi atualizada para confirmar que a empresa detectou uma queda de energia “em um único data center em uma única Zona de disponibilidade (USE1-AZ4) na região US-EAST-1.”  No entanto, o serviço já opera normalmente, inclusive na região da América do Sul, que abrange o Brasil.

AWS sofre terceira queda em apenas um mês
AWS sofre terceira queda em apenas um mês

Apesar da natureza relativamente localizada do blecaute, o impacto no serviço Elastic Computing (EC2) da Amazon foi bastante catastrófico no curto prazo, com a AWS recomendando que qualquer cliente capaz deveria “faltar” para Zonas de disponibilidade não afetadas. 

AWS sofre terceira queda em apenas um mês

Os esforços de restauração começaram rapidamente e a AWS relatou o progresso na restauração da energia dentro de 18 minutos de sua confirmação inicial. No entanto, o processo de restauração permaneceu em andamento por várias horas mais até que a AWS notou que a energia foi totalmente restaurada às 9:51 AM EST. Mesmo assim, a página de suporte da empresa avisou que alguns problemas de conectividade de rede continuaram a persistir para uma parte das instâncias EC2 impactadas. Ele também revelou que alguns clientes de seu serviço de armazenamento EBS foram afetados por “degradação do desempenho de E / S” durante a interrupção. 

Apesar do padrão aparente de interrupções ocorrendo em dezembro, os três incidentes têm muito pouco em comum. O primeiro em 7 de dezembro  também impactou a região US-EAST-1, mas estava relacionado a um problema de dimensionamento de capacidade de rede automatizado, em vez de uma queda de energia. O segundo tempo de inatividade aconteceu em todo o país nas regiões US-WEST-1 e WEST-2 e estava relacionado a um problema de conectividade de rede. 

Resta saber se há um motivo subjacente para o aumento repentino nos tempos de inatividade da AWS ou se a empresa acabou de passar por um período de extrema má sorte. No entanto, os aplicativos, serviços, jogos e sites que passaram a depender da AWS para sua própria estabilidade estão quase certamente começando a examinar o impacto que essas interrupções estão tendo em seus próprios resultados. 

Via ZDNet