Backups do iCloud agora contam com criptografia de ponta a ponta

Aqueles que aceitarem primeiro serão solicitados a escolher um método de recuperação alternativo

A Apple acaba de apresentar o Advanced Data Protection for iCloud (Proteção Avançada de Dados para iCloud), um novo recurso que usa criptografia de ponta a ponta para proteger dados confidenciais do iCloud. Esse recurso inclui backups, fotos, anotações e muito mais.

Proteção avançada de dados do iCloud adiciona criptografia de ponta a ponta

Para os clientes que optarem por ativar esse novo recurso de segurança, a Proteção Avançada de Dados foi projetada para proteger “a maioria dos dados do iCloud, mesmo no caso de violação de dados na nuvem”. Assim, ele garante que os dados criptografados na nuvem só possam ser descriptografados nos dispositivos confiáveis dos usuários.

Aqueles que aceitarem primeiro serão solicitados a escolher um método de recuperação alternativo (a senha ou senha do dispositivo, um contato de recuperação ou uma chave de recuperação pessoal) necessário se perderem o acesso à conta da Apple.

Os tipos de dados protegidos por criptografia de ponta a ponta incluem backups de dispositivos e mensagens, iCloud Drive, fotos, notas, lembretes, favoritos do Safari, passes de carteira, memorandos de voz, atalhos da Siri e muito mais. Os dados de e-mail, contatos e calendário do iCloud não serão criptografados porque são necessários para a comunicação com outros sistemas de e-mail, contatos e calendário.

iOS 16.2

“A partir do iOS 16.2, iPadOS 16.2 e macOS 13.1, você pode optar por habilitar a Proteção Avançada de Dados para proteger a grande maioria dos seus dados do iCloud, mesmo no caso de violação de dados na nuvem”, explica a Apple em seu site de suporte.

Os usuários também podem desativar a criptografia de backup a qualquer momento, e seus dispositivos carregarão com segurança as chaves de criptografia para os servidores da Apple.

A Proteção Avançada de Dados já está disponível nos EUA para clientes inscritos no Programa de Software Beta da Apple e estará disponível para todos os EUA no final deste mês. Ele começará a ser lançado para usuários fora dos EUA no início de 2023.

A Apple também introduziu dois recursos de segurança adicionais hoje: iMessage Contact Key Verification e Security Keys for Apple ID. O primeiro permite que os usuários do iMessage verifiquem a identidade das pessoas do outro lado e os alerta se um agente de ameaça conseguir adicionar seu próprio dispositivo à conversa para bisbilhotar seu canal de comunicação criptografado.

O segundo permite que os clientes da Apple configurem sua conta Apple ID para exigir uma chave de segurança física para concluir o processo de login. O anúncio de agora segue o lançamento do iOS 16 em setembro, quando a Apple introduziu mais recursos para aumentar a segurança e a privacidade dos usuários do iPhone, incluindo o modo de bloqueio e a verificação de segurança.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile