in

Baidu se junta ao grupo Open Invention Network

Seu trabalho principal é proteger o Linux e as empresas amigas de código aberto contra ataques de patentes.

Baidu se junta ao grupo Open Invention Network
Imagem: Divulgação.

O Baidu, o maior mecanismo de busca no idioma chinês e uma das principais empresas de inteligência artificial do mundo, se juntou à Open Invention Network. A Open Invention Network (OIN) é a maior comunidade de não agressão de patentes da história. Assim, seu trabalho principal é proteger o Linux e as empresas amigas de código aberto contra ataques de patentes.

Esse movimento faz todo o sentido: a inteligência artificial é quase inteiramente impulsionada por programas de código aberto. Da mesma forma, o OIN licencia suas patentes sem royalties para organizações que concordam em não reivindicá-las contra o sistema Linux. A licença OIN pode ser assinada online.

Baidu se junta ao grupo Open Invention Network

Keith Bergelt, CEO do OIN, disse:

Os serviços baseados em inteligência artificial e baseados na internet continuam gerando novos setores, enquanto melhoram o desempenho dos negócios. Como líder global em serviços e produtos relacionados à internet e inteligência artificial, o Baidu reconhece os benefícios da inovação compartilhada inerente ao código aberto. Estamos satisfeitos com o fato de o Baidu ter se juntado à nossa comunidade e se comprometido com a não agressão de patentes no Linux e nas tecnologias de código aberto adjacentes.

Baidu se junta ao grupo Open Invention Network
A Open Invention Network (OIN) é a maior comunidade de não agressão de patentes da história. Seu trabalho principal é proteger o Linux e as empresas amigas de código aberto contra ataques de patentes.

Além disso, Cui Lingling, chefe do Departamento de Patentes do Baidu, acrescentou:

O Baidu é e sempre será um forte defensor e participante do código aberto. O Baidu lançou várias plataformas de código aberto […] e vem desenvolvendo ativamente a cooperação de patentes. A participação do Baidu na comunidade OIN mostra nosso compromisso consistente com inovação de código aberto. O Baidu continuará apoiando a proteção de patentes do Linux e ajudando a promover um ecossistema Linux saudável.

O Baidu é apenas o mais recente de muitas das principais empresas de tecnologia do mundo a oferecer suporte ao compartilhamento de patentes de código aberto. Por exemplo, nos últimos dois anos, a Huawei e a Microsoft ingressaram no OIN.

Fonte: ZDNET

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.