Baixa cobertura 5G faz usuários perderem interesse na tecnologia

A conexão no 5G tem se assemelhado à 4G

Quando o 5G foi introduzido, todos achavam que seria uma verdadeira revolução. A tecnologia é excelente. No entanto, a baixa cobertura está fazendo com que os usuários percam o interesse no 5G.

As vendas de smartphones 5G demonstraram que os usuários estavam entusiasmados com a tecnologia o suficiente para atualizar seus telefones. No entanto, as expectativas estão longe da realidade.

As velocidades são comparáveis às redes 4G devido à fraca cobertura 5G na maioria das áreas. Não há um aplicativo móvel que use velocidades de gigabit, mesmo que você possa obtê-los.

Usuários perdendo interesse na tecnologia 5G

O Financial Times (Via: Gizchina), afirma que ocorreu uma desaceleração na demanda do consumidor por 5G. “Mesmo nos mercados do Sudeste Asiático, que lançaram o 5G muito mais rápido do que a maioria dos países europeus e norte-americanos, a demanda do consumidor por smartphones 5G apenas começou a diminuir. No segundo trimestre deste ano, houve uma queda de 7% nas vendas de dispositivos 5G, para 24,5 milhões, segundo relatório recente da Canalys, empresa que analisa mercados de tecnologia”.

“Ainda segundo o site, “O hype do 5G diminuiu e a demanda mudou para aspectos mais práticos dos smartphones, como duração da bateria, armazenamento, velocidade do processador e qualidade da câmera”, diz Chiew Le Xuan, analista da Canalys.

“Todo mundo está sentindo o aperto e os usos práticos do 5G ainda não foram vistos”. Ele argumenta que, na grande maioria dos casos, as velocidades 4G são suficientes para o uso diário.

5G vale a pena?

As empresas de smartphones investiram centenas de bilhões de dólares em infraestrutura e espectro 5G, e muitas agora não têm certeza se seu investimento será lucrativo. As operadoras estão tentando recuperar parte de seus investimentos em infraestrutura.

Ao persuadir os clientes a atualizar para taxas mais altas que fornecem mais largura de banda. Porque a concorrência acirrada manteve o preço dos dispositivos de quinta geração barato. Essa técnica, no entanto, pode ser prejudicada pela crise global do custo de vida. Especialmente considerando que a maioria dos novos itens supera apenas marginalmente seus predecessores.

Mesmo assim, o mercado de consumo 5G deve se expandir pela Ásia nos próximos anos. Alguns dos fatores que estão causando uma desaceleração na demanda são apenas temporários. Como a menor confiança do consumidor em um cenário de inflação.

O fato de tão poucas operadoras terem implementado a versão mais avançada do 5G, conhecida como 5G autônomo. Onde o núcleo da rede faz uso de tecnologia de ponta, pode contribuir para o problema.

Mais de 200 operadoras lançaram serviços de quinta geração globalmente. Mas apenas cerca de 30 deles o fizeram com o 5G autônomo, de acordo com a pesquisa da Omdia.

As operadoras afirmam que o maior benefício do 5G são as melhorias que ele pode proporcionar às empresas. Não os novos usos impressionantes que ele trará aos consumidores. Gêmeos digitais são uma aplicação desse tipo frequentemente mencionada.

As empresas podem tomar decisões sábias sobre como otimizar seus espaços de trabalho e práticas de trabalho. Pegando grandes volumes de dados do mundo real e analisando-os rapidamente.

A introdução do 5G está permitindo que a tecnologia avance rapidamente. E seu uso em indústrias como manufatura, portos e mineração está se tornando mais óbvio. No entanto, a maioria dos projetos ainda está em fase de teste.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile