in

Baixe e teste o novo Linux Lite 5.2 RC-1

Distribuição finalmente removeu o Adobe Flash Player.

Linux Lite já tem o kernel Linux 5.9

Para quem procura ou precisa de um sistema operacional leve e funcional, o Linux Lite é, sem dúvida, uma das melhores opções.  Portanto, a distribuição é excelente alternativa ao Windows para quem possui computadores menos potentes. No início de 31 de maio de 2020, o criador do Linux Lite Jerry Bezencon lançou o Linux Lite 5.0 “Emerald” mais rico em recursos. Trabalhando no lançamento da próxima versão do Linux Lite 5.2, Jerry Bezencon disponibilizou sua primeira versão de teste para download. Então, baixe e teste para ver quais são os novos recursos e atualizações que virão no novo Linux Lite 5.2.

Baixe e teste o novo Linux Lite 5.2 RC-1: o que há de novo?

A nova v5.2 é construída usando o Ubuntu 20.04.1 mais atualizado e vem com kernel Linux 5.4.0-48. Como na v5.0 anterior, o Linux Lite adicionou uma nova entrada à lista do menu de inicialização para OEM (fabricante de equipamento original), a nova v5.2 agora está focada na imagem do menu Grub. É por isso que ele deixou sua tela de boot clara durante a inicialização dupla.

Baixe e teste o novo Linux Lite 5.2 RC-1
Menu Grub do Linux Lite 5.2

Para facilitar ainda mais o gerenciamento do Firewall e do Lite Widget, a v5.2 tornou-o acessível diretamente do Gerenciador de Configurações.

Baixe e teste o novo Linux Lite 5.2 RC-1
Gerenciador de configurações do Linux Lite 5.2

Como a comunidade Lite sugeriu, o Lite Widget agora exibe o status da bateria do laptop.

Status da bateria do Lite Widget - Carregando
Status da bateria do Lite Widget – Carregando

Status da bateria do Lite Widget - Completo
Status da bateria do Lite Widget – Completo

Outra mudança importante que o Linux Lite 5.2 RC-1 incluiu é a remoção do Adobe Flash. Então, fique atento. A Microsoft e a Adobe, já anuncaram o fim do suporte ao Adobe Flash Player. Isso ocorre após dezembro de 2020.

Em relação às atualizações de software. A v5.2 RC-1 também atualizou seus aplicativos para as versões estáveis mais recentes:

  • Firefox 80.0.1;
  • Thunderbird 68.10.0;
  • LibreOffice 6.4.5.2;
  • VLC 3.0.9.2;
  • e GIMP 2.10.18.

Além disso, a distro Lite também adicionou SimpleScreenRecorder, Zoom e Microsoft Teams ao Lite Software. Assim, se você estiver procurando por qualquer gravador de tela ou aplicativo de videoconferência, instale-o com apenas um clique de botões.

Software Lite
Veja outras mudanças adicionadas ao Linux Lite 5.2:

  • Mais protetores de tela;
  • Restauração da barra de tarefas adicionada ao Lite Tweaks;
  • Remoção. de softwares e temas GTK2 obsoletos;
  • Nove novos papéis de parede;
  • Último tema do ícone do Papirus;
  • Bug de notificações corrigido;
  • Adição da verificação ortográfica ao LibreOffice (apenas nos EUA).

Por ser uma versão RC (Release Candidate), a v5.3 RC-1 tem como objetivo apenas o teste. Portanto, você não deve usar o Linux Lite RC-1 como sistema operacional principal ou secundário.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.