in

Baixe o pacote de papel de parede do Ubuntu 20.04

Veja os detalhes, baixe o pacote completo e acompanhe o novo GNOME 3.36.

O dia do lançamento da versão final do Ubuntu 20.04 LTS se aproxima e com ele, as novidades não param de chegar. Recentemente, foi revelada a arte do wallpaper a ser usado no sistema como imagem principal. O codinome, como sabemos, é  Focal Fossa. Alguns membros da comunidade de usuários deram um nome ao novo mascote: Felicity.  Aproveite e baixe o pacote de papel de parede do Ubuntu 20.04

O novo papel de parede do Ubuntu mantém o esquema de cores padrão do Ubuntu, roxo e laranja, misturados em um gradiente. Porém, também há diferenças, pois possui detalhes um pouco diferentes do habitual. Esta é considerada a arte de mascote mais impressionante e mais importante que a distribuição distribuiu pela área de trabalho até o momento.

Mas, em segundo lugar, e mais incomumente para um velho papel de parede recheado por molduras geométricas simétricas. Isso é um pouco incomum para um papel de parede do Ubuntu.

Baixe o pacote de papel de parede do Ubuntu 20.04

Como é tradição, há uma versão em cores (a que você vê acima) e uma variante em escala de cinza do papel de parede, que você pode ver abaixo:

Baixe o pacote de papel de parede do Ubuntu 20.04

Você pode baixar os papéis de parede do Ubuntu 20.04 via Ubuntu Discourse. As versões roxa e em escala de cinza são combinadas em um zip de 15 MB, que também possui um arquivo .svg do mascote Focal, caso você queira criar seus próprios papéis de parede do Ubuntu!

Caso contrário, fique atento a esse cenário no lançamento do Ubuntu 20.04 LTS, agendado para 23 de abril de 2020. Além de trazer esse novo histórico, este lançamento apresentará uma série de outras melhorias, um novo (e) kernel Linux e todas as vantagens do próximo lançamento do GNOME 3.36.

GNOME 3.36 no Ubuntu 20.04 LTS

O novo ambiente desktop estreia em menos de uma semana de forma oficial. E que tal dar uma olhada de como ele está ficando?

A área de trabalho do Ubuntu permanece praticamente inalterada desde que a Canonical decidiu abandonar o Unity em favor da área de trabalho do GNOME com o lançamento do Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark). Vários ajustes foram feitos no tema e nos ícones do sistema ao longo dos anos, mas o layout permaneceu o mesmo até hoje.

Com o próximo lançamento do GNOME 3.36, que seria oficialmente lançado na próxima semana em 12 de março, várias mudanças estão chegando e você poderá aproveitá-las no seu PC com o Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) a ser lançado em 23 de abril de 2020.

Polimento

Provavelmente, a primeira coisa que você notará após a atualização para o Ubuntu 20.04 LTS será o fato de que tudo parece mais polido. Várias pequenas melhorias foram feitas na interface do usuário do GNOME Shell, especialmente no popover do calendário e na pesquisa.

A popover do calendário agora torna mais fácil ativar o modo “Não Incomodar” e exibirá um ícone próximo ao relógio quando estiver ativo. Os pop-ups de notificações não serão mostrados quando a opção Não perturbe estiver ativada, com exceção dos avisos de bateria fraca, o que é bom, é claro.

Além disso, as opções Desligar e Sair foram reorganizadas e agora há uma opção Suspender visível para facilitar a suspensão da computação. A opção Logout também é mais acessível, pois você não precisa clicar duas vezes para sair.

Falando sobre logout, agora também há uma tela de bloqueio/login muito moderna. Não apenas parece melhor, mas também possui algumas funcionalidades adicionais. Agora você pode simplesmente clicar com o ponteiro do mouse, pressionar uma tecla ou rolar com o mouse para acessar a tela de login (veja em ação abaixo).

Há um recurso de verificação de senha que permite visualizar a senha digitada na tela de login ou nas caixas de diálogo de autenticação em todo o sistema.

Mais mudanças

Outras alterações são visíveis no Centro de Controle do GNOME. Primeiro, as páginas Detalhes e Dispositivos foram removidas e agora você pode gerenciar dispositivos Thunderbolt na página Privacidade. Além disso, a página Sobre foi atualizada para mostrar mais informações do sistema e a página Usuários ficou mais polida.

No modo de grade de aplicativos do GNOME Shell, agora é mais fácil criar pastas de aplicativos apenas arrastando e soltando os ativadores de aplicativos em cima de outros. As pastas de aplicativos agora são exibidas no centro da tela e têm uma nova opção para permitir que você altere o nome.

Por último, existe um aplicativo de extensões dedicado para gerenciar suas extensões de shell do GNOME. Por enquanto, o aplicativo permite ativar ou desativar extensões, alterar suas preferências e atualizar e remover extensões.

Portanto, estas são as novidades do Ubuntu 20.04 tanto em relação ao GNOME 3.36 quanto aos papeis de parede.

Imagens e Fonte sobre o GNOME 3.36: 9to5 Linux