Notícias

Barcelona vai adotar o Linux e abandonar o Windows

0
barcelona-vai-adotar-o-linux-e-abandonar-o-windows

O Linux vem ganhando força devagar, e desta vez a cidade de Barcelona vai abandonar o Windows e adotar o Linux. Não é a primeira vez que você lê esse tipo de notícia por aqui, e por outro lado você deve pensar que talvez a história de Munique possa se repetir.

Vamos por parte, a migração do Windows para o Linux feira por Barcelona, já acontece a algum tempo, na verdade a adoção aconteceu primeiramente de aplicações de código aberto, e agora bateram o martelo e querem adotar o Linux e abandonar o Windows.

Um detalhe importante, é que Barcelona não quer somente trocar o Windows pelo Linux, a mudança será total. Barcelona quer sair das mãos da Microsoft, isso quer dizer que ela pretende trocar o Windows pelo Linux e o Microsoft Office pelo OpenOffice e muitos outros softwares de código aberto.

No momento da escrita deste post não há nenhuma informação de qual será a distribuição escolhida, se será algum existente ou se eles vão criar alguma, mas existem especulações que será o Ubuntu, no entanto, volto a informar, não há nenhuma informação confirmada sobre a distribuição escolhida.

O projeto de Barcelona em trocar o Windows pelo Linux terá 70% do seu orçamento destinado a softwares anuais, para fomentar e estimular o uso de softwares de código aberto em 2018, será um grande investimento que segundo informações, serão bem planejadas.

Com isso, Barcelona pode estimular o uso dos softwares de código aberto, bem como ser como base de um projeto bem elaborado. A migração deve ser concluída em maio de 2019. Por hora, as mudanças vão ser graduais e testadas, na verdade testes foram feitos durante a montagem do projeto, e sim, é possível fazer as migrações sem prejuízo.

Inicialmente, Barcelona vai trocar o Exchange e o Outlook pelo Open-Xchange, o Internet Explore será trocado pelo Firefox, e o Microsoft Office pelo OpenOffice, não foi citado o LibreOffice como alternativa.

Por último, será a troca do Windows pelo Linux, e se as especulações estiverem certas, será o Ubuntu. Atualmente há um time de 1 mil pessoas, ajudando a testar tudo. Esperamos que desta vez tudo seja feito com cautela, e que não tenhamos que em breve dizer que Barcelona voltou para o Windows.

 

O que aconteceu a com a migração do Windows para Linux em Munique ? E qual a diferença da migração de Barcelona?

O tema é bom de escrever, mas também é melhor ainda quando temos espaço para explicar alguns detalhes. Em Munique tudo foi feito as pressas, o que chamou a atenção das mídias ao redor do mundo, o barulho foi tanto que a Microsoft resolveu entrar na barganha e perdeu, mas depois de um tempo, Munique percebeu que meteu os pés pelas mãos, que o projeto deles estava mau feito, e notaram que boa parte das aplicações que usavam não iriam funcionar adequadamente no Linux.

Em seguida perceberam que usavam muitas aplicações que não teriam como desenvolver nada semelhante, pois os códigos eram fechados. E que a empresa desenvolvedora, não tinha interesse em portar a aplicação para o Linux devido a falta de procura do seu software em plataformas rodando o Linux.

Desta forma, a Microsoft entrou em cena, apresentou um projeto sólido, com descontos e assistência total e assim levou a melhor. Nenhum projeto de código aberto quis se envolver no assunto, e assim o GNU/Linux vai ser enterrado em alguns anos na cidade de Munique.

Será que a Microsoft pode desistir do Windows? E o GNU/Linux ?

Previous article

Após 19 anos o Linux ganha um nicho de mercado, e é imbatível!

Next article

You may also like

1 Comment

  1. […] exceções, é claro. Barcelona está a caminho de se tornar o maior de todos, e a grande referência do uso do Linux nos governos. O plano […]

Comments are closed.

More in Notícias