Fedora CoreOS

Veja aqui o que é, qual a posição da comunidade Fedora. Quais as mudanças para os usuários e o que vem em seguida.

Bem Vindo Ao Fedora CoreOS

[bs-quote quote=”Olá a todos. Se você viu minha palestra no DevConf.cz este ano, você lembrará que eu discuti o relacionamento Fedora / Red Hat, e especificamente como o Fedora tem trabalhado historicamente com novas tecnologias que vêm através de aquisições feitas por nosso principal patrocinador. Mal sabia eu, mas naquele exato momento, algo enorme estava em andamento, e quando meu avião pousou em Boston, meu telefone explodiu com mensagens sobre o CoreOS se juntar à Red Hat.” style=”style-5″ align=”center” author_name=”Matthew Miller” author_job=”Líder do Projeto Fedora” author_avatar=”https://sempreupdate.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Mattdm-2014-fedora10y-small.jpg” author_link=”https://fedoraproject.org/wiki/User:Mattdm”][/bs-quote]

Isso é obviamente uma notícia gigantesca, diretamente relevante para o Fedora. Já que somos o projeto que a Red Hat depende para integração e inovação em nível de sistema operacional. Agora, a maioria das notícias é sobre o Kubernetes, o OpenShift, o Tectonic e o Quay – mas também há o Container Linux (o sistema operacional anteriormente conhecido como “CoreOS”). No Red Hat Summit, a empresa anunciou e esclareceu um monte de coisas sobre os planos de produtos e corporativos. Agora, é hora de descobrirmos como podemos receber e incluir a comunidade Container Linux no círculo de Fedora Friends.

O Que Isso Significa Para A Comunidade Fedora?

Boas coisas! O Container Linux é empolgante, inovador e tem uma comunidade de usuários e desenvolvedores apaixonada. As pessoas que o construíram são incríveis e bem alinhadas com as fundações da comunidade Fedora.

A estratégia “Fedora Editions” intencionalmente abre espaço para explorar áreas emergentes nas distribuições do sistema operacional. O CoreOS nos ajudará a levar isso ainda mais longe e trará novas maneiras de fazer as coisas para o projeto como um todo.

O Que Isso Significa Para Os Usuários do Conteiner Linux?

Mais coisas boas! Eu sei que isso é meio assustador. O Fedora CoreOS será construído a partir do conteúdo do Fedora, e não da maneira como é feito agora. Não será necessariamente feito da mesma forma que fazemos os deliverables do Fedora OS hoje. Não importa o quê, queremos absolutamente a experiência do usuário CoreOS do “sistema operacional host do cluster de contêineres que se mantém atualizado e você simplesmente não se preocupa com isso”. Novamente, detalhes técnicos são uma discussão para outros lugares. O objetivo é para que os usuários existentes do Container Linux sejam tão felizes quanto – ou mais felizes que! – você está com o sistema operacional hoje.

E aqui está a coisa mais importante: o Fedora realmente é um projeto voltado para a comunidade. Isso significa que você pode se envolver e influenciar diretamente como o futuro Fedora CoreOS funciona para atender às suas necessidades. Se você estiver interessado e precisar de ajuda para se envolver, não hesite em falar comigo, com a equipe do Join Fedora , ou com os desenvolvedores e as pessoas da comunidade que já trabalham no projeto.

O Que Isso Significa Para o Fedora Atomic Host E Outras Entregas?

Este não é o lugar para detalhes técnicos – veja “o que vem depois?” Na parte inferior desta mensagem para saber mais. Espero que no próximo ano, o Fedora Atomic Host seja substituído por uma nova coisa que combine o melhor do Container Linux e Project Atomic. Essa coisa nova será o “Fedora CoreOS” e servirá como upstream para o Red Hat CoreOS.

Ei, Então… “Fedora Core?!”

Tudo é um círculo, certo? Mas, isso não tem nada a ver com o split do Red Hat vs. o externo que era o Fedora Core e Extras no passado. Nós absolutamente não queremos regredir a esse tipo de divisão da comunidade. “Core” é apenas um componente de nome bastante atraente para um sistema operacional que se encaixa no conceito de “base pequena e focada”. Este conceito é poderoso e útil para a tecnologia da informação atual e para o mundo da computação, e queremos dar a ele um foco adequado no Fedora.

Ok, Então O Que Vem Depois?

Visite o novo site em https://coreos.fedoraproject.org . O projeto está apenas começando, então ainda não há muito lá, mas temos um FAQ inicial. Se você tem perguntas que não foram respondidas, ou apenas quer se envolver, junte-se à discussão no novo quadro do Discourse , na lista de discussão dev em [email protected] , e no Freenode IRC em #fedora-coreos .

Essa é uma tradução na íntegra da notícia vinculada no Fedora Magazine.
fredney
Analista de Sistemas por formação e amante de tecnologia de coração. Usuário de sistemas Linux desde 1998, entusiasta pela liberdade de escolha e pela disseminação de conteúdo. Ciclista amador nas horas vagas e engenheiro (fazer engenhocas) quando necessário.

    Ubuntu Touch OTA-4 baseado no Ubuntu 16.04 LTS está disponível

    Previous article

    VR180 Creator: Google lança sua ferramenta de edição de vídeo

    Next article

    You may also like

    More in Notícias