Blender 3.3 lançado com backend Intel oneAPI e suporte aprimorado para AMD HIP

Confira as principais novidades desta versão LTS do programa que terá suporte por dois anos.

Por
Claylson Martins
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

O Blender 3.3 acaba de ser lançado como a versão mais recente deste software de modelagem 3D amplamente utilizado, de código aberto e multiplataforma. Ele traz novidades para os dois principais processadores do mercado. Sendo assim, o Blender 3.3 foi lançado com backend Intel oneAPI e suporte aprimorado para AMD HIP.

Entre as muitas mudanças encontradas na versão 3.3 do Blender de hoje estão:

  • Suporte inicial para o back-end Intel oneAPI com o renderizador Cycles. Destina-se ao uso com GPUs discretas Intel Arc Graphics/Data Center e gráficos Intel integrados não existentes. Isso requer também o uso de versões recentes do driver de computação Intel. Isso ainda está em andamento e procure mais aceleração da GPU Intel em versões futuras;
  • O back-end AMD HIP foi estendido para agora funcionar de volta ao hardware GFX9/Vega no Windows e Linux. Problemas de RDNA1 e GFX9/Vega foram resolvidos desde o Blender 3.2 para permitir um suporte mais amplo da GPU AMD Radeon para o Blender;
  • Desempenho aprimorado da GPU de renderização Apple Metal no macOS;
  • Os volumes OpenVDB são renderizados com precisão de meia flutuação em vez de flutuação total para gerar um uso de memória significativamente menor;
  • O denoiser OptiX da NVIDIA tem melhor desempenho agora ao renderizar com várias GPUs NVIDIA;
  • Desempenho de desenho “drasticamente melhorado” ao esculpir com o EEVEE ativado;
  • Desempenho muito melhor para LineArt com o grease pencil;
  • Um novo hair workflow é possível com o novo tipo de objeto de curvas que possui um modo de escultura destinado à preparação do hair;
  • Usabilidade aprimorada da UI/UX de substituições de biblioteca;
  • Suporte completo para imagens de fundo da câmera;
  • As miniaturas de visualização JPEG são criadas mais rapidamente enquanto usam menos RAM. As imagens em miniatura de visualização EXR também devem consumir menos RAM;
  • Suporte de fallback de fonte;
  • Várias melhorias de desempenho para nós de geometria;
  • Melhor desempenho na importação de arquivos USD/Alambique/OBJ com grande quantidade de objetos. Para uma cena de produção em USD com 260 mil objetos, é relatado que caiu de 3,5 horas para 1,5 minutos;
  • Um novo importador STL experimental escrito em C++ e cerca de oito vezes mais rápido que o antigo importador STL escrito em Python;
  • Melhorias no manuseio do glTF 2.0 para importação/exportação.

Blender 3.3 lançado com backend Intel oneAPI e suporte aprimorado para AMD HIP

Mais detalhes sobre o Blender 3.3 nas notas de lançamento. Os downloads do Blender 3.3 estão disponíveis em Blender.org.

Também é importante destacar que o Blender 3.3 é uma versão de suporte de longo prazo (LTS). Sendo assim, fornece correções e atualizações por um período de dois anos. 

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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