Blender 4.0 deve ter pelo menos ter uma implementação Vulkan não otimizada

As últimas atas de reunião do módulo Blender Eevee e Viewport acabam de ser publicadas e descrevem o pensamento mais recente sobre o suporte à API Vulkan da perspectiva desses módulos. Então, o Blender 4.0 deve ter pelo menos ter uma implementação Vulkan não otimizada.

A Reunião do Módulo Eevee/Viewport de hoje contou com algumas observações sobre o planejamento do Blender 4.0 e, em particular, sobre a frente da Vulkan. De acordo com a orientação anterior, o Blender 4.0 poderia estrear por volta de agosto.

Blender 4.0 deve ter pelo menos ter uma implementação Vulkan não otimizada

As notas da reunião indicaram que o Blender 4.0 poderia ter o suporte inicial do Vulkan pronto, mas não necessariamente uma implementação otimizada:

AMDO Vulkan é importante para AMD e Intel e ainda deve fazer parte do planejamento. Na sede do Blender, há uma ideia de fazer a maior parte do desenvolvimento este ano. Isso também depende dos recursos de desenvolvimento que podemos obter.

  • Priorizar uma implementação não otimizada.
  • Otimizações podem ser adiadas para depois que as metas do Blender 4.0 forem feitas. E daria aos fornecedores mais tempo para entrar no projeto também.
  • O desenvolvimento atual é usado para entender os requisitos ideais para o back-end Vulkan. Depois de entender um projeto e implementação pode ser feito. Um exemplo disso seria melhorar as sincronizações de comandos.

Ao longo do ano passado, houve trabalhos preliminares em andamento no Vulkan, mas ainda está nos estágios iniciais. Atualmente, o Blender tem uma opção de tempo de compilação “WITH_VULKAN_BACKEND” para controlar o código experimental.

Quanto ao trabalho mais recente da Vulkan da perspectiva Eeevee/Viewport, as notas da reunião resumem as últimas alterações como:
Vulkan back-end – Vulkan: Use guardedalloc para alocações
de driver –

Equalize a API de readback para IBO/VBO e SSBOs.

  • Sombreadores
    Vulkan Compute * Despacho direto de tarefas
    de computação * SSBO inicial, buffers VBO funcionando.
  • O uso atual do DEVICE_ONLY requer visibilidade do host durante os casos de teste. Minha proposta seria ter um sinalizador de uso separado para a visibilidade do host, pois isso deve ser tratado como uma exceção. Dessa forma, o back-end ainda pode fazer otimizações adicionais quando DEVICE_ONLY é usado. Atualmente, o back-end de metal não oferece suporte a DEVICE_ONLY com visibilidade de host.

O suporte inicial de sombreadores de computação para o Vulkan é um pouco um e atualmente está pendente de revisão.

Veja as notas da reunião para os últimos acontecimentos do Blender Eevee/Viewport.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile