Blender terá HIPRT da AMD com renderização 25% mais rápida

Saiba como deve funcionar o novo recurso.

Uma renderização até 25% mais rápida está sendo testada no Blender por meio do HIPRT da AMD.

Embora não faça parte do próximo lançamento do Blender 3.5, os engenheiros da AMD estão trabalhando para obter o suporte HIP ray-tracing (HIPRT) no software de modelagem 3D de código aberto Blender, que oferecerá bons aumentos de velocidade de renderização para GPUs AMD RDNA2/RDNA3.

Embora a AMD tenha seu back-end HIP no Blender, atualmente não faz uso do hardware de rastreamento de raios encontrado nas GPUs “RDNA2” da série Radeon RX 6000 e mais recentes. Isso é semelhante ao back-end CUDA da NVIDIA no Blender, enquanto o back-end OptiX da NVIDIA com o Blender há muito permite o uso dos núcleos de rastreamento de raios para um desempenho de renderização mais rápido nas GPUs NVIDIA RTX.

Blender terá HIPRT da AMD com renderização 25% mais rápida

No ano passado, a AMD publicou a biblioteca de rastreamento de raios HIP e seus engenheiros têm trabalhado para obter o suporte HIPRT dentro do Blender. Ano passadoa esperança era que estivesse pronto para o Blender 3.5 , mas isso acabou não dando certo. O Blender 3.5 está previsto para ser lançado na próxima semana sem este suporte AMD ray tracing.

Aberto há duas semanas, este rascunho de solicitação de pull fornece suporte de ciclos AMD HIP-RT de trabalho em andamento para rastreamento de raio de hardware. As principais conclusões desse PR:
O HIPRT permite o rastreamento de raio de hardware AMD em RDNA2 e superior e fallbacks para implementação de sombreador para placas gráficas que suportam HIP, mas não rastreamento de raio de hardware.

HIPRT oferece uma melhoria média de 25% na taxa de renderização de amostras.

É bom ver uma vantagem de 25% para este código de rastreamento de raios HIP em comparação com o back-end AMD HIP existente no Blender. Para referência, veja meus benchmarks anteriores do Blender 3.4 HIP e os benchmarks anteriores do Blender NVIDIA/AMD GPU . A AMD realmente precisa desse suporte HIP-RT para o Blender, a fim de ser mais competitiva para as GPUs NVIDIA com este software de modelagem ao usar o OptiX.

O Blender 3.6 será lançado no final de junho, enquanto o período de correção de bugs começa em 17 de maio, então veremos se o AMD HIP-RT consegue chegar a tempo. Caso contrário, não seria lançado até o Blender 4.0 em novembro.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile