Bliss OS 14 traz o Android 11 para o seu PC desktop x86

A versão alpha do Bliss OS 14 foi lançada, tornando-se uma das primeiras ROMs baseadas em Android 11 com suporte para o ambiente x86. Obviamente não é estável, mas é a prova de que os desenvolvedores estão indo na direção certa.

Para quem não sabe, o Bliss OS é um projeto Android de código aberto que está disponível para a maioria dos PCs (Linux/Windows) e incorpora muitas otimizações, recursos e suporte expandido.

Bliss OS 14 traz o Android 11 para o seu PC desktop x86

A build inclui uma versão mínima do Bliss OS que usa o kernel 5.8, mesa 20.1.0 etc. Os desenvolvedores conseguiram extrair libndk_translation e GApps das imagens do emulador do Google.

Bliss OS 14 traz o Android 11 para o seu PC desktop x86
A versão alpha do Bliss OS 14 foi lançada, tornando-se uma das primeiras ROMs baseadas em Android 11 com suporte para o ambiente x86. Imagem: @electrikjesus | Twitter.

Embora seja um trabalho em andamento, os desenvolvedores também conseguiram superar alguns dos problemas iniciais para executar aplicativos ARM e ARM64 nas compilações para PC. O código-fonte pode ser acessado aqui.

Um dos membros da equipe do Bliss OS também adicionou Rusty-Magisk à ROM permitindo uma camada de compatibilidade integrada com Magisk. Dito isso, a maioria dos módulos magisk não são funcionais, mas o desenvolvimento está em andamento.

Recentemente, a equipe atualizou o Bliss OS para as versões 11.12 e 11.13, trazendo suporte para emulação ARM64 e Magisk. Novos problemas conhecidos:

  • Os estados de repouso não estão funcionando bem em algumas máquinas. Alguns podem fazer com que o SystemUI seja reiniciado;
  • Algumas máquinas ainda apresentam problemas de volume/som;
  • Bluetooth em alguns dispositivos;
  • A rotação não funciona em alguns dispositivos;
  • A maioria dos módulos magisk;
  • Alguns aplicativos ARM/ARM64 ainda não funcionam;
  • O navegador Firefox força o encerramento em algumas máquinas.

XDA Developers

Artigos recentes

Artigos relacionados