BlockBuster renasce depois de perder liderança para Netflix

Nos tempos de fitas e DVDs, a Blockbuster reinava absoluta, ocupando um lugar que hoje é da gigante do streaming Netflix. Vivíamos a ápca das locadoras de vídeo. E pensar que a Blockbuster se recusou a comprar a Netflix no início dos anos 2000, quando valia apenas US$ 50 milhões. Bastaram 10 anos para que a então líder decretasse falência. E assim, a Blockbuster sumia do mapa. Porém, isso pode não ser algo definitivo, pelo menos quando falamos de marcas. Afinal, o nome BlockBuster é forte no mercado.

Tanto assim que uma empresa que mede a força de marcas, a Brandwatch, que atua desde 2013, mostra o sentimento do consumidor em relação à marca ‘Blockbuster’ que mudou de -20 para +14. Em outras palavras, os sentimentos das pessoas pela Blockbuster tornaram-se positivos assim que suas lojas desapareceram.

BlockBuster renasce depois de perder liderança para Netflix

BlockBuster renasce depois de perder liderança para Netflix

Assim, com esse dado positivo em mãos, surge uma organização interessada em assumir a marca ‘Blockbuster’. Desde 2011 essa marca pertence à Dish Network, que vem a ser o maior provedor de TV paga nos EUA. A nova Blockbuster deve ser comprada em breve. Ela deve ser chamada de BlockbusterDAO e vai atuar de forma descentralizada. O termo DAO (‘Organização Autônoma Descentralizada’) é uma organização totalmente controlada pelos algoritmos armazenados no blockchain, também chamados de ‘contratos inteligentes’.

Este modelo é frequentemente usado para garantir a tomada de decisão democrática ao realizar grandes projetos como a recente (e fracassada) tentativa de comprar uma das onze cópias originais remanescentes da Constituição dos Estados Unidos.

De acordo com a equipe BlockbusterDAO em sua conta do Twitter, o grande objetivo é “formar um DAO de governança de marca coletiva, enquanto fazemos do Blockbuster a primeira plataforma de streaming de filmes e um esteio de marcas e produtos Web3, bem como uma potência no futuro de a indústria cinematográfica.

É hora de libertar a marca do purgatório e dar a ela uma nova vida: a marca de um povo deve ser propriedade do povo e governada pelo povo. Até mesmo o nome Blockbuster se presta a se tornar um produto Web3.

Os novos interessados querem arrecadar pelo menos $ 5 milhões de dólares para comprar a marca da Dish Network. Na verdade, este processo já começou com a venda de colecionáveis NFT, a um preço base de 0,13 ETH/unidade (aproximadamente $ 530). Além disso, eles também fizeram um estudo minucioso com um plano de negócios em potencial, mostrando alguns objetivos bastante ambiciosos.

Via Genbeta

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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