Atualmente, as stablecoins servem o propósito de trazerem estabilidade e fiabilidade ao mercado naturalmente volátil das criptomoedas tradicionais. Diferente de Bitcoin ou Ethereum, estas moedas digitais estão ligadas ao valor de um ativo estável, como o dólar americano, o euro ou mesmo commodities, como é o caso do valor ouro. De tal ponto que o conversor BTC USDT já é um dos mercados que maior liquidez apresenta.
Assim, ao ancorarem o seu valor em ativos estáveis, as stablecoins conseguem manter um preço relativamente constante. Portanto, tornando-as uma escolha prática para transações diárias e como reserva de valor.
O que são Stablecoins?
Na sua essência, as stablecoins operam ao utilizarem vários mecanismos para garantirem que o seu valor se mantém estável. Um dos métodos mais comuns é ligar a moeda estável a uma reserva de ativos, como o dólar norte-americano. Este conceito, muitas vezes referido como modelo com garantia fiduciária, implica a manutenção de um rácio de 1:1 entre as stablecoins e a moeda fiduciária mantida em reserva.
Esta estabilidade é conseguida com a garantia de ativos, ajustes algorítmicos ou uma combinação de ambos, proporcionando a segurança e a confiança que as moedas fiduciárias tradicionais costumam oferecer. Ainda que exemplos como a paridade FDUSD vs USDT provam que as stablecoins poderão ser diferentes quanto à sua rapidez, liquidez, volume e até relevância.
Diferentes tipos de Stablecoins
Eis algumas das diferentes stablecoins que poderá usar, beneficiando das suas características únicas:
- Stablecoins com garantia fiduciária
Estas stablecoins mantêm uma reserva de uma moeda (ou moedas) fiduciária, como o dólar americano, como garantia, garantindo o valor da stablecoin. Estas reservas são detidas por custodiantes independentes e auditadas regularmente, onde Tether (USDT) e TrueUSD (TUSD) são stablecoins populares apoiadas por reservas em dólares americanos.
- Stablecoins algorítmicos
Por outro lado, as stablecoins algorítmicas podem ou não conter ativos de reserva. A sua principal distinção é a estratégia de manter estável o valor da moeda controlando o seu fornecimento através de um algoritmo. Logo, um programa de computador que executa uma fórmula predefinida.
Recursos de Stablecoins no Mercado de Criptomoedas
Entenda que existem diferentes recursos que elevam diferentes pares de stablecoins a serem das criptomoedas mais negociadas diariamente. Eis como estas se distinguem das criptomoedas tradicionais:
- Meio de troca: existe um claro papel fundamental das stablecoins na facilitação de transações.
- Reserva de valor: como as stablecoins proporcionam um ativo mais seguro durante a volatilidade, apresentam um recurso único no mercado cripto.
- Fornecimento de liquidez: contribuição para a liquidez nos mercados financeiros descentralizados (DeFi), sendo que muitas delas apresentam garantias de liquidez.
Quais os benefícios ao usar Stablecoins?
Em suma, estes são alguns dos pontos que tornam as stablecoins ativos digitais altamente úteis e importante para o estado atual do mercado de criptomoedas:
- Garantia de estabilidade de preços: como as stablecoins mitigam a volatilidade típica das criptomoedas, apresentam-se como soluções para armazenamento com garantias.
- Acessibilidade: facilitar a entrada de novos utilizadores no mercado da cripto, apresentando ligações com criptomoedas populares, como exemplo do par BTC/ USDT.
- Transações mais rápidas e transfronteiriças: o envio de dinheiro através das fronteiras pode ser proibitivamente dispendioso e lento, utilizando os sistemas financeiros tradicionais. No entanto, as stablecoins agilizam este processo, oferecendo uma alternativa rápida e de baixo custo.
Dessa forma, por estarem ligados a ativos estáveis como o dólar norte-americano, tanto o remetente como o destinatário podem ter a certeza de que o valor será retido durante a transação. Sendo este um dos casos de uso das stablecoins mais popular.
Stablecoins, como fundadores da Estabilidade do Mercado de Criptomoedas
Além de tudo o que foi mencionado, as stablecoins estão a facilitar as aplicações financeiras descentralizadas (DeFi). Estas atuam como um meio de troca estável dentro destas plataformas, permitindo aos utilizadores emprestarem, pedirem emprestado e ganharem juros sem as habituais flutuações dos preços dos ativos.
Acima de tudo, esta funcionalidade estimulou o rápido crescimento no setor DeFi, alargando a adoção e a utilidade das criptomoedas. Por último, nas regiões que enfrentam uma extrema instabilidade económica e hiperinflação, as stablecoins oferecem uma reserva de valor segura. Ou seja, a sua aplicação é cada vez mais popular e útil.