in

Bodhi Linux 5.1 está disponível depois de dois anos

Sistema vem com o mais recente suporte de hardware e atualizações do kernel.

Bodhi Linux 5.1 está disponível depois de dois anos

Não são todos os sistemas operacionais que podem ser executado em computadores antigos. No entanto, graças à comunidade Linux, que desenvolve várias distribuições leves, temos muitas opções. Entre elas, o Bodhi Linux pode ser considerado o melhor sistema operacional leve. Agora, o Bodhi Linux 5.1 está disponível.

Se você é muito novo no Linux, pode não ter ouvido falar sobre o Bodhi Linux, já que não há novos lançamentos há dois anos. Mas, alguns dias atrás, o Bodhi Linux lançou a nova versão v5.1, que agora suporta atualizações regulares do kernel e também o hardware mais recente.

A notícia é importante pois este é um projeto que parecia fadado a desaparecer, devido ao longo tempo sem desenvolvimento. Contudo, após a nova união de Rober “ylee” Wiley como desenvolvedor principal, o projeto acelerou o ritmo para continuar em seu próximo lançamento.

Bodhi Linux leve e baseado no Ubuntu 5.1

No blog mais recente, o Bodhi Linux anunciou a v5.1, que apresenta uma nova imagem ISO junto com outras versões já existentes. Se você não estiver familiarizado, o Bodhi Linux sempre veio em três variantes. Agora, a versão mais recente oferece quatro imagens: Standard, Legacy, AppPack e HWE.

Bodhi Linux 5.1 está disponível depois de dois anos
Bodhi Linux 5.1

Os sabores Standard e new Hardware Enablement (HWE) são principalmente para pessoas que executam um sistema operacional de 64 bits. Ambos podem suportar dispositivos de hardware da década passada. Da mesma forma, a única diferença entre o padrão e o HWE é a atualização regular do kernel.

Se você deseja que uma atualização do kernel desfrute de qualquer novo suporte de hardware, considere a edição HWE. Mas se você não está muito preocupado com o kernel, deve optar pelo lançamento padrão.

O Bodhi Linux AppPack é um sistema operacional baseado em sistema live que você pode conectar diretamente ao seu computador e executar os aplicativos padrão. O AppPack é uma versão estendida da edição padrão com mais aplicativos como o LibreOffice, gerenciador de pacotes, impressora, suporte a samba e muito mais.

Aí vem o sabor interessante do Bodhi Linux, Legacy. Se você planeja descartar seu computador de quinze anos, sugiro que você carregue o Bodhi Linux 5.1 Legacy e dê uma nova vida ao seu computador. Legacy é uma versão de 32 bits baseada no Kernel Linux 4.9.0-6-686 mais antigo.

Software e outros recursos

Você pode pensar que o Bodhi é leve, portanto não oferece muitos aplicativos. Porém, acredite, ele faz muito mais do que isso. O Bodhi Linux 5.1 inclui os aplicativos de produtividade mais comuns, como GIMP, LibreOffice, Mozilla e muitos mais.

Você também pode visitar o centro de aplicativos Bodhi Linux para instalar seu aplicativo favorito.

  • Cliente de bate-papo – Hexchat, Pidgin
  • Cliente de email – Clawsmail, Thunderbird
  • Gerenciador de arquivos – Nautilus, PCManFM
  • Jogos – Mines, Frozen bubble
  • Editor de imagens – GIMP, Inkscape
  • Matemática e Ciências – Geogebra, KAlgebra, Equate
  • Multimídia – VLC, Handbrake, SMPlayer
  • Ferramenta de sistema – Filezilla, GParted, Synaptic, Blueman
  • Tema – Arc Dark, Pink, Japan, Radiance, Sunshine
  • Cliente Torrent – KTorrent, Transmission
  • Navegador da Web – Chromium, Firefox
Bodhi Linux 5.1 está disponível depois de dois anos
Tema do Bodhi Linux 5.1 Moksha Blue

Além disso, o Bodhi Linux possui seu próprio ambiente de desktop Moksha, um sucessor do desktop Enlightenment. Você também pode alterar o tema da área de trabalho, o ícone do tema do aplicativo ou adicionar vários gadgets na área de trabalho.

Como instalar o Bodhi Linux?

Sendo um sistema operacional leve, os requisitos de hardware são tão mínimos que quase todos os sistemas antigos ou modernos possuem pelo menos essas especificações.

Bodhi Linux 5.1 está disponível depois de dois anos
Requisitos de sistema do Bodhi Linux 5.1

Para baixar a imagem ISO de cada edição, você pode clicar nos botões abaixo ou ir para a página oficial de download:

Bodhi Linux 5.1 padrão

AppPack Bodhi Linux 5.1

Bodhi Linux herdado 5.1

HWE Bodhi Linux 5.1

Agora, para prosseguir, siga as instruções oficiais para iniciar o processo de instalação, conforme indicado aqui.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Mozilla Firefox terá um modo de navegação exclusiva HTTPS

Mozilla Firefox terá um modo de navegação exclusiva HTTPS

Sistemas modernos GNU/Linux devem rodar jogos antigos, defende comunidade Open Source

Sistemas modernos GNU/Linux devem rodar jogos antigos, defende comunidade Open Source