Categorias

Android

Games

Notícias Linux

Tutoriais Linux

Vídeos

Tutoriais Linux

28/03/2019 às 09:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Diego Silva

Conheça o Brasil TTS! Um sintetizador voz em português voltado para deficientes visuais que usam Linux!

brasil-tts-sintetizador-voz-em-portugues-para-deficientes-visuais-linux

Um projeto importante que tem como foco o auxílio a deficientes visuais, porém possui uma gama enorme de outras aplicações. Você já conhecia o Brasil TTS? O projeto vem sendo desenvolvido pelo Felipe Fagundes, cujo o foco além de atender a demanda de usuários com deficiência visual, também quer estimular o uso do GNU/Linux neste campo. No entanto, neste primeiro momento, o Arch Linux. Com o Linux, os usuários do Brasil TTS vão poder ter um sistema ágil, e que pode ser altamente personalizado para fins de acessibilidade. Inclusive, fizemos um artigo onde damos 25 motivos para usar o Linux.

O projeto Brasil TTS

Começou a ser desenvolvido em 2015 e é um conjunto de sintetizadores de voz, em pt-br, que lê telas para portadores de deficiência visual.Transformando o texto disposto na tela em áudio, o projeto busca facilitar e desenvolver uma tecnologia assistiva fácil para que pessoas cegas, com baixa visão ou com alguma outra deficiência que dificulte o consumo e produção de conteúdo na internet.

Por se tratar de uma tecnologia que foi pensada para ser inclusiva, o principal público-alvo é formado por pessoas com deficiência visual, porém , esse tipo de programa pode ser usado em diversas outras áreas como entretenimento ou pedagógica. Resumidamente, o Brasil TTS usa a API do Google, a famosa e popular voz da Internet, que nesta reformulação recebeu o nome de Guglina TTS. Todo o código esta disponível no Github, cada Git possui um tipo de voz diferente e cada usuário poderá escolher a melhor que lhe aprouver.

Como instalar o Brasil TTS no Arch Linux

Como dito antes, é possível instalar o Brasil TTS no Linux com poucos comandos. Vamos fazer isso usando o repositório do próprio projeto, sem nenhuma alteração. O pacote do Brasil TTS foi criado especificamente para o Arch Linux, no entanto, e segundo instruções do próprio site, é possível instalar o mesmo pacote no Ubuntu, Debian e derivados, usando o Alien, essas instruções de conversão de pacotes estão disponível na página do projeto.

Caso você queira instalar o Brasil TTS no Ubuntu, Linux Mint e derivados, veja um artigo que criamos orientando a instalação do Alien no Ubuntu e derivados.

No Terminal, do Arch Linux, execute o comando abaixo. Você pode fazer isso como ROOT, ou com o sudo:

git clone https://github.com/felipefacundes/brasiltts
cd brasiltts
chmod +x INSTALL.sh
sh INSTALL.sh
orca -s

Quer mais informações? Visite o site do criador e do projeto, é bem interessante e vale a pena da uma olhada.

Site do projeto

Github do projeto

Um amante da tecnologia e da livre informação.

Os comentários estão desativados.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.