in

Conheça o Brasil TTS! Um sintetizador voz em português voltado para deficientes visuais que usam Linux!

Brasil TTS É um conjunto de sintetizadores de voz, em português do Brasil, que lê telas para portadores de deficiência visual. Transforma texto em áudio, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão tenham acesso ao conteúdo exibido na tela

brasil-tts-sintetizador-voz-em-portugues-para-deficientes-visuais-linux

Um projeto importante que tem como foco o auxílio a deficientes visuais, porém possui uma gama enorme de outras aplicações. Você já conhecia o Brasil TTS? O projeto vem sendo desenvolvido pelo Felipe Fagundes, cujo o foco além de atender a demanda de usuários com deficiência visual, também quer estimular o uso do GNU/Linux neste campo. No entanto, neste primeiro momento, o Arch Linux. Com o Linux, os usuários do Brasil TTS vão poder ter um sistema ágil, e que pode ser altamente personalizado para fins de acessibilidade. Inclusive, fizemos um artigo onde damos 25 motivos para usar o Linux.

O projeto Brasil TTS

Começou a ser desenvolvido em 2015 e é um conjunto de sintetizadores de voz, em pt-br, que lê telas para portadores de deficiência visual.Transformando o texto disposto na tela em áudio, o projeto busca facilitar e desenvolver uma tecnologia assistiva fácil para que pessoas cegas, com baixa visão ou com alguma outra deficiência que dificulte o consumo e produção de conteúdo na internet.

Por se tratar de uma tecnologia que foi pensada para ser inclusiva, o principal público-alvo é formado por pessoas com deficiência visual, porém , esse tipo de programa pode ser usado em diversas outras áreas como entretenimento ou pedagógica. Resumidamente, o Brasil TTS usa a API do Google, a famosa e popular voz da Internet, que nesta reformulação recebeu o nome de Guglina TTS. Todo o código esta disponível no Github, cada Git possui um tipo de voz diferente e cada usuário poderá escolher a melhor que lhe aprouver.

Como instalar o Brasil TTS no Arch Linux

Como dito antes, é possível instalar o Brasil TTS no Linux com poucos comandos. Vamos fazer isso usando o repositório do próprio projeto, sem nenhuma alteração. O pacote do Brasil TTS foi criado especificamente para o Arch Linux, no entanto, e segundo instruções do próprio site, é possível instalar o mesmo pacote no Ubuntu, Debian e derivados, usando o Alien, essas instruções de conversão de pacotes estão disponível na página do projeto.

Caso você queira instalar o Brasil TTS no Ubuntu, Linux Mint e derivados, veja um artigo que criamos orientando a instalação do Alien no Ubuntu e derivados.

No Terminal, do Arch Linux, execute o comando abaixo. Você pode fazer isso como ROOT, ou com o sudo:

git clone https://github.com/felipefacundes/brasiltts
cd brasiltts
chmod +x INSTALL.sh
sh INSTALL.sh
orca -s

Quer mais informações? Visite o site do criador e do projeto, é bem interessante e vale a pena da uma olhada.

Site do projeto

Github do projeto

Written by Diego Silva

Um amante da tecnologia e da livre informação.

Usando Python para enviar e-mails (Parte 2 – módulo email)

Freeplane

Como instalar o Freeplane no Ubuntu, Debian e derivados!