in

Brasileiros recorrem a aplicativos para gerar renda extra

Desemprego e penetração de smartphones aumentam o uso de ferramentas para venda de produtos e serviços, diz estudo.

Brasileiros recorrem a aplicativos para gerar renda extra

A crise que se arrasta há alguns anos levou milhões de brasileiros a recorrerem a aplicativos como Uber ou 99 para gerar renda extra. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa mostrando que os brasileiros estão cada vez mais recorrendo a aplicativos móveis. Além de complementarem a renda, muitas vezes esta é a única fonte de obter o dinheiro para pagar as contas no final de mês.

O estudo foi realizado pela Mobile Time e Opinion Box. Ele constatou que 32% dos entrevistados usam aplicativos como um meio de ganhar dinheiro extra. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, cerca de 12,4 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil, representando 11,6% da população economicamente ativa.

Brasileiros recorrem a aplicativos para gerar renda extra

Brasileiros recorrem a aplicativos para gerar renda extra

A principal atividade pela qual os brasileiros vêm usando aplicativos para aumentar sua renda é a venda de produtos, citada por 58% dos entrevistados, por meio de ferramentas como WhatsApp e Facebook.

A segunda atividade mais popular através da qual os brasileiros usam aplicativos para gerar renda é a oferta de serviços como melhoria de residências, citada por 21% dos entrevistados. Cerca de 93% dos entrevistados usam aplicativos de redes sociais, enquanto 37% também usam mercados para oferecer seus serviços.

Cerca de 9% dos brasileiros entrevistados que usam aplicativos para ganhar mais dinheiro operam por meio de ferramentas de mobilidade como Uber, enquanto 8% trabalham para aplicativos de entrega de alimentos, como a plataforma local iFood.

Segundo a pesquisa, a maioria dos brasileiros que usam aplicativos para aumentar seus ganhos são mulheres (60%). Destas, 82% pertencentes a grupos de média e baixa renda da sociedade. Cerca de 30% dos brasileiros pesquisados usam aplicativos como sua única fonte de renda, enquanto o restante usa como um fluxo de renda adicional.

Além disso, o estudo Mobile Time e Opinion Box entrevistou 2.270 usuários de smartphones no Brasil com mais de 16 anos em novembro de 2019.

Fonnte: ZDNet

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Wine-Staging 5.0-RC3 corrige alguns programas do Active Directory

Wine-Staging 5.0-RC3 corrige alguns programas do Active Directory

Como instalar o antiX Linux e ressuscitar seu PC velhinho