Brave lança mecanismo de busca com motor próprio e substituirá o Google no navegador até o final do ano

4 minutos de leitura

O navegador Brave vem crescendo em popularidade nos últimos anos. E a equipe de desenvolvedores não para de investir em novos recursos para que ele seja realmente uma grande alternativa ao Chrome da Microsoft ou até mesmo ao Firefox da Mozilla. Sendo assim, o Brave anunciou uma nova medida em sua tentativa de melhorar a privacidade de seu serviço. A partir de agora, os usuários do navegador Brave terão acesso ao Brave Search em beta. Este é um motor de busca que promete mais privacidade.

O Brave Search foi anunciado em março passado e, desde então, foi testado por mais de 100.000 usuários. O Brave ultrapassou recentemente os 32 milhões de usuários ativos por mês e seu plano é que o Brave Search amplie seu papel no mercado de navegadores.

versão beta do Brave Search está disponível para todos os usuários de navegadores em iOS, Android e desktop a partir de agora. A princípio, os usuários terão que selecionar manualmente o Brave Search como sua opção de mecanismo de pesquisa.

Existem outras opções para escolher, como Google e Bing. No entanto, o Brave Search se tornará o mecanismo de pesquisa padrão para este mesmo navegador ainda este ano.

Brave Search chega com promessa de ser um mecanismo de pesquisa mais privado

Brave lança mecanismo de busca com motor próprio e substituirá o Google no navegador até o final do ano

Ao contrário do Google, o Brave Search não rastreia os usuários, suas pesquisas ou cliques. O motor de busca, que se define como “totalmente independente”, também promete transparência, sem “métodos ou algoritmos secretos para desviar os resultados“. Em breve, lançará “modelos de classificação abertos e criados pela comunidade para garantir a diversidade e evitar preconceitos algorítmicos” e censura.

Brendan Eich, CEO e cofundador da Brave, diz que a nova ferramenta de busca é a “alternativa” para grandes empresas de tecnologia como o Google. Na verdade, essas menções do Google não são nenhuma novidade.

É importante lembrar que essa empresa foi uma das primeiras a desconfiar publicamente do novo FLoC do Google, a alternativa de Mountain View ao sistema de coleta de informações do usuário por meio de cookies. E, de fato, anunciou que os bloquearia.

No passado, os responsáveis ??pelo navegador Brave acusaram o Google de usar secretamente páginas da web ocultas que transmitem os dados pessoais de seus usuários aos anunciantes.

O Brave Search não possui índices internos e próprios para priorizar resultados, mas os resultados são definidos pela comunidade que pode contribuir anonimamente para definir esses índices ou motor. Esta é uma verdadeira alternativa independente às grandes tecnologias, já que normalmente, muitos dos buscadores que não são Bing ou Google, alugam os índices que estes dois gigantes possuem.

No lançamento, o índice Brave ainda terá que lutar para acompanhar o Google e outros padrões do setor. Até que o índice Brave possa ser expandido, ele dependerá do uso de APIs de terceiros .

O Brave Search também está introduzindo uma “métrica de independência” que informará os usuários sobre a independência de seus resultados de pesquisa para garantir que não haja desvios de índice ou algoritmo.

Via Genbeta

Share This Article
Sair da versão mobile