AMD e FreeBSD fazem parceria para melhorias no sistema operacional

AMD e FreeBSD fazem parceria para melhorias no sistema operacional
FreeBSD comemora o 30º aniversário

A gigante AMD fez uma importante parceria com o sisme operacional FreeBSD para implementação de melhorias.

O projeto do sistema operacional de código aberto FreeBSD publicou seu relatório de status do 2º trimestre de 2024 que descreve alguns trabalhos interessantes que estão acontecendo neste projeto líder do BSD.

Entre os trabalhos do último trimestre, a FreeBSD Foundation tem patrocinado projetos para trabalhar no aprimoramento da pilha de áudio, limites de taxa hierárquica para OpenZFS, portabilidade do Vector Packet Processor (VPP) para o FreeBSD e melhoria do suporte à rede sem fio no FreeBSD.

Do trabalho de pilha de áudio para o FreeBSD tem sido habilitar a desconexão de dispositivos de áudio assíncronos, travamentos e correções de som, mais suporte pronto para uso para o hardware de áudio do laptop “snd_hda”, correções em torno da API OSS e começou a trabalhar na biblioteca de áudio OSS/MIDI.

O FreeBSD reconheceu que seu suporte de áudio não recebe tanta atenção quanto poderia, mas há desenvolvedores trabalhando para melhorar a situação.
CPUs FreeBSD e AMD EPYC

Também interessante é que a AMD e a FreeBSD Foundation têm colaborado para desenvolver um driver completo do FreeBSD AMD IOMMU. A intenção é que o FreeBSD suporte melhor mais de 256+ núcleos de CPU, integração Bhyve e outras melhorias para servidores AMD EPYC no FreeBSD.

AMD e FreeBSD fazem parceria para melhorias no sistema operacional

O relatório de status do 2º trimestre de 2024 observa:

“O trabalho continuou em um projeto conjunto entre a Advanced Micro Devices (AMD) e a The FreeBSD Foundation para desenvolver um driver completo do FreeBSD AMD IOMMU. Este trabalho permitirá que o FreeBSD suporte totalmente mais de 256 núcleos com recursos como mapeamento de CPU e também incluirá integração bhyve.

Konstantin Belousov tem trabalhado em várias partes do projeto, incluindo fixação de driver, definições de registro, um analisador de tabela ACPI e funções de utilidade. Dois componentes principais que precisam ser concluídos são a manipulação de contexto, que é principalmente uma generalização do código Intel DMAR e a criação da tabela de páginas. Depois disso, o bit de habilitação do driver AMD pode ser ativado para teste.

Para acompanhar todo o trabalho de Konstantin, procure por commits src marcados com os campos Patrocinado por para Advanced Micro Devices (AMD) e The FreeBSD Foundation.”

AMD e FreeBSD fazem parceria para melhorias no sistema operacional

É ótimo ver isso acontecer com a Intel normalmente mais bem vista por seu suporte ao FreeBSD e recursos de engenharia que contribuíram ao longo dos anos. Os engenheiros da Intel contribuíram muito diretamente para o FreeBSD ao longo dos anos, enquanto a Arm também tem feito mais incursões nos últimos anos.

Separadamente, o FreeBSD continua vendo mais trabalho em torno do suporte RISC-V, incluindo para o StarFive JH7110 SoC/VisionFive v2 e CPU T-HEAD/XuanTie. Há também suporte experimental para o hipervisor RISC-V dentro do Bhyve.

Uma nova inovação que está acontecendo para o kernel do FreeBSD é que o “Zcond” está sendo desenvolvido como um mecanismo de execução condicional de baixo custo semelhante à interface static_key do Linux.

Mais detalhes sobre todos esses projetos interessantes do FreeBSD no último trimestre através do relatório FreeBSD.org.