A distribuição NetBSD 10.0 tem melhor suporte de hardware e desempenho mais rápido. E esta pode ser mesmo uma grande distribuição. O NetBSD estava em desenvolvimento pelo menos desde 2019. Portanto, foram cerca de cinco anos de trabalho que finalmente chegou ao final.
O NetBSD 10 fornece suporte ao WireGuard, suporte para muitas plataformas Arm mais recentes, incluindo para placas Apple Silicon e Raspberry Pi mais recentes, uma nova unidade Ethernet Intel, suporte para adaptadores de rede Realtek 2.5GbE, melhorias de desempenho SMP, criptografia de troca automática e uma enorme quantidade de outras melhorias de suporte de hardware que se acumularam nos últimos 4+ anos. Além disso, não faltam correções de bugs e otimizações de desempenho com o NetBSD 10. Alguns testes do NetBSD 10.0 em desenvolvimento durante 2020 mostraram que naquele momento ele já era 12% mais rápido que o NetBSD 9.
“O Projeto NetBSD tem o prazer de anunciar o NetBSD 10.0, o décima oitava versão principal do sistema operacional NetBSD. Representa cumulativo melhorias no sistema operacional desde que o NetBSD 9.x foi originalmente ramificado em 2019.”, diz o comunicado oficial.
NetBSD 10.0 tem melhor suporte de hardware e desempenho mais rápido
O NetBSD 10.0 também melhorou o desempenho do agendador para sistemas híbridos, várias otimizações de chamadas do sistema, desempenho de inicialização mais rápido, suporte aprimorado à virtualização e muito mais. O NetBSD 10.0 é uma atualização massiva para este sistema operacional BSD.
Mudanças desde o NetBSD 9.3
Desempenho e escalabilidade
Os benchmarks do NetBSD 10 mostram enormes ganhos de desempenho e escalabilidade em relação ao NetBSD 9.x, especialmente em sistemas multiprocessadores e multicore, para computação e aplicativos vinculados ao sistema de arquivos. As áreas de melhoria incluíram:
- Alternado o cache de pesquisa de caminho de arquivo do kernel para usar mais rápido por diretório rubro-negros.
- Melhor desempenho do agendador, incluindo a capacidade de melhorar a forma mais apropriada Espalhe a carga em uma mistura de núcleos lentos e rápidos (por exemplo, grandes. CPUs LITTLE Arm).
- Várias otimizações para o sistema de memória virtual independente de máquina:
- Alternado para um algoritmo de árvore radix mais rápido para pesquisas de página de memória.
- Rastreamento aprimorado de páginas limpas/sujas, acelerando o fsync(2) em arquivos grandes por ordens de magnitude.
- Paralelização aprimorada: alocador de página reescrito com reconhecimento da topologia da CPU, substituiu contadores globais por contadores por CPU, e contenção de bloqueio reduzida.
- Melhorou o desempenho das chamadas do sistema select(2) e poll(2).
- Melhorou o desempenho do . Implementada atualização preguiçosa de atime/mtime.
tmpfs
- Várias otimizações de código x86 e AArch64 dependentes da arquitetura, Taxa de transferência de rede e E/S amplamente melhorada no aarch64.
- Várias melhorias na velocidade de inicialização.
Segurança e garantia de qualidade
- Compatibilidade com WireGuard®:
- Uma nova interface, wg(4), fornece um túnel VPN compatível com a especificação WireGuard®. O piloto é experimental e precisa de mais testes.
- Uma implementação de espaço de usuário usando um servidor de kernel rump também é incluído, veja wg-userspace(8)
- A implementação do NetBSD funciona com as implementações do WireGuard® usadas por provedores de VPN comerciais, Android, Linux e muito mais.
- Criptografia mais forte e rápida:
- Adicionada uma implementação da cifra Adiantum para disco eficiente criptografia com cgd(4) em sistemas sem aceleração AES.
- Adicionado suporte para chaves compartilhadas para cgdconfig(8), permitindo múltiplos Subchaves derivadas a serem usadas em várias unidades.
- Alternado o algoritmo de hash de senha padrão para Argon2id, vencedor do Concurso de Hashing de Senhas. A dureza do algoritmo Dimensiona automaticamente com o desempenho do sistema. Adicionado suporte para Argon2id ao cgdconfig(8) para uso baseado em senha criptografia de disco.
- O kernel agora aproveita a aceleração e vetorização da CPU para algoritmos criptográficos comuns em x86 e Arm, incluindo AES e ChaCha. Todas as implementações no kernel do AES agora são de tempo constante em todas as Arquiteturas.
- A criptografia de troca agora é automática usando a variável sysctl(8).
vm.swap_encrypt=1
- Suporte para novos recursos de segurança Armv8-A:
- Acesso Privilegiado Nunca – ajuda a evitar inadvertidamente acesso à memória do espaço do usuário pelo kernel.
- Autenticação de ponteiro – ajuda a se defender contra ataques de programação orientada a retorno na saturação de buffer.
- Identificação de Destino de Filial – limita os locais para qual ramificação as instruções podem saltar.
- Mais sanitizantes, recursos de teste e garantia de qualidade:
- Kernel Concurrency Sanitizer – detecta as condições de corrida no kernel em tempo de execução.
- Kernel Memory Sanitizer – detecta memória não inicializada no kernel em tempo de execução.
- Um novo driver de host USB virtual (vHCI) permite fuzzing e detecção bugs em drivers USB do espaço do usuário, mesmo se o hardware não estiver disponível aos desenvolvedores.
- Mais de 2000 novos casos de teste foram adicionados.
- Concluiu várias auditorias em todo o kernel do uso interno da API: membar_ops(3), autoconf(9), desanexação de dispositivos…
- Adicionadas restrições à criação de hardlinks ao secmodel_extensions(9).
Downloads e muitos mais detalhes sobre a versão 10.0 do NetBSD via NetBSD.org.