TrueNAS CORE 13 abandona o FreeBSD e aposta no Linux

TrueNAS CORE 13 abandona o FreeBSD e aposta no Linux

Uma mudança importante vem por aí e deve fazer falta para a família BSD. É que o TrueNAS CORE 13 abandona o FreeBSD e aposta no Linux para um futuro próximo. E não é uma migração para qualquer Linux, pois estamos flaando do Debian. Portanto, esta é uma má notícia para o BSD. Isto porque o fornecedor mais antigo de sistemas BSD está mudando de direção para longe do FreeBSD e para o Linux.

O fornecedor de NAS iXsystems tem estado ocupado este ano, mas além de algumas declarações em comunidades de usuários online, não tem falado sobre as grandes novidades. Em 2022, a nova versão de seu sistema operacional turnkey baseado no FreeBSD para servidores NAS, e nesse artigo mencionamos seu novo produto, o TrueNAS SCALE baseado em Debian, destinado a fornecer armazenamento para usuários do Kubernetes.

Agora parece que a empresa está apostando seu futuro nesse produto baseado em Linux, o que significa que o fim está à vista para a oferta do FreeBSD.

TrueNAS SCALE está aparentemente prosperando. Recentemente, a Gartner entregou à iXsystems um prêmio para a Escolha dos Clientes em armazenamento. Com alguns usuários da VMware se sentindo desconfortáveis com a aquisição da Broadcom e avaliando alternativas, muitos clientes TrueNAS disseram à empresa que estavam considerando o KVM.

TrueNAS CORE 13 abandona o FreeBSD e aposta no Linux

Enquanto isso, a empresa lançou a versão 23.10 do TrueNAS SCALE baseado no Debian. Ele até encontrou tempo para doar seu recurso Fast DeDup para o mundo FOSS.

Bom para iXsystems e bom para TrueNAS SCALE. Mas e se você perdoar o trocadilho, sua oferta principal? Chama-se TrueNAS CORE 13 porque é baseado no FreeBSD 13… mas isso saiu em abril de 2021, e no início deste mês, os desenvolvedores lançaram a última atualização, o FreeBSD 13.3. Os usuários do TrueNAS CORE 13 – incluindo este abutre – ainda estão esperando pela versão 13.1, que ainda é mostrada como uma “Compilação Instável” na página de Lançamentos de Software da empresa, e com uma dica na página de status.

O TrueNAS CORE evoluiu do antigo FreeNAS. FreeNAS apareceu pela primeira vez em 2005, baseado no firewall m0n0wall com uma GUI web escrita em PHP. Sob iXsystems, FreeNAS tem uma interface totalmente nova na versão 11, que ainda é usado hoje. Um fork do FreeNAS original, atualizado com os componentes atuais do FreeBSD, continua como o projeto XigmaNAS.

O criador do PC-BSD, Kris Moore, ainda está na iXsystems, onde agora é vice-presidente sênior de engenharia. Ele também está ativo no Reddit sob o identificador de /u/kmoore134Em dezembro, ele disse ao subreddit do TrueNAS:

No momento, o plano para o CORE é lançar uma atualização 13.1 no 1º trimestre de 2024. Esta será uma atualização do tipo somente manutenção que inclui uma atualização para a base do FreeBSD, OpenZFS e Samba. Não há previsão de novos recursos.

Isso está parecendo datado agora. O FreeBSD 13.1 saiu em maio de 2022 e chegou ao fim de sua vida útil em julho de 2023, substituído pelo FreeBSD 13.2.

Moore continuou:

TrueNAS CORE 13 abandona o FreeBSD e aposta no Linux.

Não temos planos para um TrueNAS baseado no FreeBSD 14 no momento, e a versão 13.1 será um trem de manutenção de vida mais longa para aqueles que desejam continuar rodando no produto BSD antes de migrar para o SCALE mais tarde em alguma data posterior.

Isso soa mal. Perguntamos à empresa se isso era verdade, e o diretor de marketing Mario Blandini confirmou, dizendo ao The Reg:

O TrueNAS CORE está entrando em sua fase de engenharia de sustentação dentro do projeto TrueNAS. TrueNAS SCALE dentro do projeto TrueNAS é onde novos recursos e componentes atualizados são desenvolvidos e testados. Alguns deles são elegíveis para backporting para o TrueNAS CORE, e os usuários do CORE podem migrar para o SCALE para aproveitar os novos recursos.

Haverá pelo menos mais uma atualização do CORE:

O próximo passo para o TrueNAS CORE é o 13.3, que podemos dar alguns detalhes antes de ser lançado no próximo mês, baseado no FreeBSD 13.3. Entre os recursos do TrueNAS, ele incluirá atualizações para o ZFS, bem como uma atualização do Samba para a versão 4.19, para manter a paridade com a próxima versão do SCALE.

lista de desejos 13.3 contém mais detalhes das atualizações esperadas.

Há um caminho de atualização

Por causa da maneira como o TrueNAS funciona, o sistema operacional é mantido por conta própria, unidade dedicada – a empresa recomenda um SSD rápido – que não é compartilhado com a rede, e de fato não pode ser. Graças aos snapshots do ZFS, é possível fazer uma migração in-loco, embora seja um processo unidirecional. Tanto a edição do FreeBSD quanto a edição Linux usam o mesmo sistema de arquivos OpenZFS para que o novo sistema operacional possa pegar e migrar as configurações do antigo. O que ele não pode trazer são dispositivos VM. Os plugins TrueNAS CORE são executados no FreeBSD Jails ou sob o hipervisor bhyve, enquanto os aplicativos TrueNAS SCALE são executados dentro do KVM do kernel Linux. Estes não são intercambiáveis.

Esta é uma notícia significativa e triste porque a iXsystems cresceu a partir do fornecedor BSD original, Berkeley Software Design, Inc., que vendeu BSD/386, o primeiro sistema operacional comercial baseado em BSD para hardware de commodities. Nós descrevemos a história inicial do BSD quando olhamos para o FreeBSD 13.1. A empresa tem uma longa e complexa história envolvendo várias fusões, vendas e reaquisições, incluindo o CD-ROM Walnut Creek.

O mercado Unix tem sido turbulento e conturbado por muitas décadas, e sob seus vários nomes, a empresa tem uma longa história de desinvestimentos, aquisições e, de fato, fechamento de produtos. Depois de se fundir com a Walnut Creek, ela vendeu sua divisão de sistemas operacionais para a Wind River, que então vendeu a parte FreeBSD do negócio como o FreeBSD Mall, que a iXsystems adquiriu em 2007, logo após a aquisição em 2006 do PC-BSD, uma distro FreeBSD focada em desktop.

Em 2009, o desenvolvedor do FreeNAS mudou-se para um sistema baseado em Linux, que se desenvolveu em Open Media Vault. A iXsystems intensificou-se e assumiu o desenvolvimento do FreeNAS. Ele também continuou o trabalho em sua versão desktop, que em 2016 renomeou TrueOS. Em 2020, descontinuou o TrueOS e combinou o FreeNAS com sua linha TrueNAS.

Vantagens FreNAS

Para a empresa, esse movimento sem dúvida faz sentido comercial. Embora a mesa do Reg FOSS permaneça cética sobre se a maioria de seus usuários realmente precisa do Kubernetes, ela continua popular e a adoção continua a crescer. Muitas empresas pegaram carona nesse caminho e enriqueceram. Para a iXsystems, parece-nos um pequeno peixe a optar por saltar para um grande lago, e estamos preocupados com o que pode acontecer se a onda de hype dos microsserviços se dissipar.

Uma das vantagens do FreeNAS era que ele era simples e frugal com recursos. Como o XigmaNAS, ele foi instalado em uma chave USB, o que significa que a atualização era tão simples quanto escrever uma nova imagem em uma nova chave. Em nossos briefings com a empresa, lembramos repetidamente a iXsystems disso e solicitamos o retorno desse recurso, mas os representantes da empresa não pareciam entender por que isso era desejável.

Onze anos atrás, escrevemos sobre como a mira em clientes corporativos perdeu o coração das pequenas empresas. Preocupa-nos que a iXsystems tenha o mesmo destino.

Um dos problemas do ZFS no Linux é que, como ele não faz parte do kernel, seu cache deve permanecer separado do cache do próprio kernel Linux, o que é uma vantagem fundamental para o bcachefs. Temos nada menos que três antigos HP Microservers por perto, com um total de 22 GB de RAM entre eles. Isso significa que o TrueNAS SCALE é pouco útil para nós – e, suspeitamos, muitas outras pequenas implantações.

Já há boatos sobre uma bifurcação, e estaremos observando a área de perto.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile