Budgie 10.8 lançado oficialmente e cheio de novidades

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Budgie 10.8 foi lançado no dia 20 de agosto de 2023 e os desenvolvedores já comemoram as novidades. Como destaque, a equipe já avisa que há melhorias no menu Budgie, suporte ao StatusNotifier (Notificações do sistema), suporte ao Magpie e outros recursos. Mas, vamos começar contanto todas as novidades do Budgie 10.8.

Novo Miniaplicativo de Lixo do Budgie 10.8

O Budgie Trash Applet agora faz parte do ambiente Budgie 10.8 de modo oficial. Antes os usuários precisavam instalar o aplicativo, agora ele virá nativamente. Com ele é possível acessar a lixeira e fazer o gerenciamento, como restaurar ou esvaziar a lixeira.

Suporte ao Magpie

O Budgie 10.8 agora conta com suporte ao Magpie ABI. Para quem não conhece a história e os motivos da mudança, ocorre que antes a equipe estava utilizando o Mutter, porém devido às mudanças constantes a equipe do Budgie resolveu repensar. A troca deu-se pelo fato de que a cada lançamento o Budgie precisaria se readequar para que tudo funcionasse corretamente. O Mutter, assim como o Magpie, são responsáveis por garantir o funcionamento de animações, gerenciamento de entradas, capturas de tela, planos de fundo e outros recursos.

Porém, a cada lançamento do GNOME Stack, o Mutter ABI também mudaria, e essas mudanças passaram a exigir muito da equipe do Budgie, por isso eles resolveram mudar. Além disso, faz parte do escopo de projeto do GNOME ter um suporte adequado ao Wayland e isso tem resultado, segundo a equipe do Budgie, em regressões no suporte ao X11. Mas, o Budgie utiliza o X11 e essa mudança em torno do Mutter estava causando problemas na experiência de usuário do Budgie, e assim se justifica o motivo da troca.

Então, diante da falta de alternativas, a equipe que desenvolveu o Budgie 10.8, resolveu criar um fork para atender aos requisitos necessários deste lançamento. E assim surgiu o Magpie.

Novas caixas de diálogos para o Budgie 10.8

Budgie 10.8 agora tem novas caixas de diálogos, porém mostrando detalhes como descrição do que esta sendo solicitado e a qual serviço se refere e também os privilégios necessários. Mas, agora, as caixas de diálogos não podem mais ser redimensionadas.

Status da bateria, modos de desempenho e gerenciamento de energia no Budgie 10.8

Agora o Budgie 10.8 tem uma novidade, um novo indicador de bateria que além de mostrar o quanto ainda resta da bateria, também vai exibir alguns modos de desempenho. Estes modos de desempenho podem ser alternados rapidamente conforme a necessidade, são eles:

  • Equilibrado
  • Economia de energia
  • Desempenho

Notificações do sistema e barra de notificações

O miniaplicativo System Tray também foi reformulado no lançamento do Budgie 10.8. Agora, você pode gerenciar quase tudo no seu sistema e também criar atalhos que aumentem a sua produtividade. Desta forma, a nova bandeja do sistema, como é chamada em inglês, poderá ser personalizada individualmente, cada usuário do Budgie 10.8 poderá escolher quais instâncias utilizar ou não.

Outras melhorias do Budgie 10.8

Por fim, outras melhorias foram implementadas, especialmente no que tange visual e correções de erros. Se você precisa de mais detalhes sobre o lançamento consulte o bloco abaixo.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row columns=”1″][vc_column css=”%7B%22default%22%3A%7B%22max-width%22%3A%22800px%22%2C%22margin-left%22%3A%22auto%22%2C%22margin-right%22%3A%22auto%22%7D%7D”][us_cta title=”Quer saber mais sobre o Budgie 10.8?” controls=”bottom” css=”%7B%22default%22%3A%7B%22color%22%3A%22_content_heading%22%2C%22background-color%22%3A%22_content_bg%22%7D%7D” btn_label=”Notas de lançamento” btn2_style=”2″ second_button=”1″ btn2_label=”Documentação” btn_link=”%7B%22url%22%3A%22https%3A%2F%2Fbuddiesofbudgie.org%2Fblog%2Fbudgie-10.8-released%22%7D” btn2_link=”%7B%22url%22%3A%22https%3A%2F%2Fdocs.buddiesofbudgie.org%2Fuser%2Fgetting-budgie%2F%22%7D” color=”light”][/us_cta][/vc_column][/vc_row]
Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile