Buffer triplo dinâmico do GNOME “pronto para mesclar”

Confira as principais novidades que estão para chegar no novo GNOME 46.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Buffer triplo dinâmico do GNOME “pronto para mesclar”. Parece que o GNOME 46 pode finalmente ver o suporte dinâmico de buffer triplo mesclado para Mutter para melhorar o desempenho, especialmente para sistemas com gráficos integrados.

Já se passaram anos trabalhando para o buffer triplo dinâmico para o compositor GNOME Mutter ativar o buffer triplo quando necessário, a fim de aumentar os clocks da GPU para oferecer melhor desempenho. Em alguns testes com gráficos integrados da Intel, isso significou passar de 30 FPS para 60 FPS de renderização do desktop GNOME. Também está comprovado que é um bom benefício para gráficos Raspberry Pi.

O Ubuntu e o Debian carregam os patches de buffer triplo dinâmico do GNOME Mutter há anos, mantidos por Daniel van Vugt da Canonical. Durante todo esse tempo, houve mais otimizações e rebaseamentos para o estado upstream mais recente. Parece que agora o suporte ao buffer triplo dinâmico do GNOME Mutter pode estar finalmente pronto para ser mesclado.

Buffer triplo dinâmico do GNOME “pronto para mesclar”

Van Vugt comentou em uma atualização de status da área de trabalho do Ubuntu:

Concluído um redesenho para o Mutter 46 que deve nos deixar mais perto da fusão muito mais cedo do que continuar com o gerenciamento unificado de buffer… O buffer triplo agora está fora do status de rascunho e pronto para mesclar.

Ele adicionou esta semana na solicitação de mesclagem:

“[KMS unifica o gerenciamento de buffer para todos os tipos de avião] foi descartado. Não é mais um pré-requisito e foi basicamente substituído por c76ad46d agora, totalizando 29 commits em vez de 41.”

Robert Mader da Collabora comentou a favor depois disso:

“À primeira vista: legal! FTR., espero colocar [a varredura direta do Wayland para superfícies cortadas e dimensionadas] em um estado mesclado em breve e estava preocupado que isso iria atrapalhar seus pés aqui, mas agora parece que deveria ser bonito compatível.”

Veremos se, após mais de 3 anos de trabalho, o buffer triplo dinâmico do Mutter está finalmente pronto para upstream no GNOME 46.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.