in

Bug do Ubuntu 19.10 compartilha pastas de mídia com outras pessoas

Isso é feito sem aviso prévio.

Canonical lança nova atualização de segurança do kernel para o Ubuntu

Um erro grave no Ubuntu 19.10 poder fazer o compartilhamento automático do conteúdo das suas pastas de Imagens, Vídeo e Música com outros usuários na mesma rede. É isso mesmo: um bug do Ubuntu 19.10 compartilha pastas de mídia com outras pessoas. Um dos usuários afetados conta que:

Todas as minhas fotos e vídeos foram expostas sem nenhum tipo de solicitação de autenticação, tanto na minha rede doméstica quanto na rede da empresa.

Porém, dezenas de usuários que executam o Ubuntu 19.10 em uma sessão não-GNOME Shell / Ubuntu relatam que o rygel é iniciado automaticamente no logon, sem nenhum aviso ou indicação, desde que esteja em execução em segundo plano. O problema é causado pelo novo recurso de compartilhamento de mídia do Ubuntu (alimentado pelo servidor de mídia Rygel), que deveria estar desativado por padrão.

Como resultado, o conteúdo completo de pastas como ~/Photos~/Videos~/Musicestão acessíveis na rede de área local (LAN). Portanto, fica tudo disponível para qualquer pessoa e qualquer outra coisa conectadas ao mesmo ponto de acesso Wi-Fi.

E isso não é bom se você mora em uma casa com outras pessoas, especialmente com um dispositivo de compartilhamento de mídia, como uma TV inteligente ou um console de jogos ativo ao mesmo tempo em que você.

Bug do Ubuntu 19.10 compartilha pastas de mídia com outras pessoas: Rygel inicia automaticamente

Bug do Ubuntu 19.10 compartilha pastas de mídia com outras pessoas

Um bug de alta prioridade registrado no pacote rygelno Ubuntu 19.10 é explicado por um usuário que enfrentou tal situação:

Eu verifiquei se uma nova VM [rygel] é instalada, inicia, mas é interrompida. Suponho que, se você não estiver usando o GNOME, pode haver um problema em interrompê-lo após o início automático, devido ao compartilhamento de mídia estar desativado. 

Outro usuário afetado do Ubuntu 19.10 entrou para dizer:

O mesmo problema […] também se aplica a mim. Depois de instalar o 19.10 em casa e atualizar para o 19.10 no trabalho, todas as minhas fotos e vídeos foram expostas sem nenhum tipo de solicitação de autenticação, tanto na minha rede doméstica quanto na rede da empresa. Levei horas para identificar qual processo estava vazando meus dados. É a primeira vez em 15 anos que fico indignado com o Ubuntu, acrescentam.

O culpado? Um arquivo de configuração upstream do systemdpermite o compartilhamento de mídia globalmente. O Systemd não tem culpa; está apenas fazendo o que é dito.

A boa notícia é que uma correção parcial  está disponível. Isso significa que aqueles que atualizam para o Ubuntu 19.10 ou instalam o Ubuntu 19.10 pela primeira vez não são “surpreendidos” por esse problema.

E uma correção completa que resolve definitivamente o problema de compartilhamento acidental está a caminho.

Se você executa o Ubuntu 19.10 e usa o GNOME Shell (seja um GNOME normal ou a sessão padrão do Ubuntu), não deve ser afetado.

Dito isto, você pode verificar em:

Settings > Sharing > Media

Então, verifique se a alternância de compartilhamento de mídia está desativada (você pode ativá-la, remover as pastas redefinidas e desativá-la para ter mais tranquilidade.

O problema é menos claro se você não estiver executando o GNOME Shell, pois o pacote ryge não está sendo restringido corretamente. Além disso, não há (por escrito) nenhuma maneira de dizer ao systemdpara não compartilhá-lo.

Portanto, a solução (por enquanto) é desinstalar o rygel:

sudo apt remove rygel

Reinicialize após desinstalar o pacote.

Fonte: OMG Ubuntu

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

 KDE Dolphin permite saber o que impede uma unidade de ser desmontada

 KDE Dolphin permite saber o que impede uma unidade de ser desmontada

afinal-existe-algo-que-nao-se-possa-fazer-sem-a-tecnologia-digital

Novas tecnologias e a privacidade: O que você precisa saber