in

Bug faz Audacity interromper lançamento de nova versão

Um patch está sendo lançado para corrigir o problema.

Bug faz Audacity interromper lançamento de nova versão

Neste final de semana, anunciamos a chegada de uma nova versão do programa multiplataforma Audacity. A versão 2.4 foi lançada com toda pompa mas….algo não deu muito certo. A equipe do Audacity ‘interrompeu temporariamente’ o lançamento da 2.4.0 devido a um bug grave que causava corrupção de áudio. Então, se você já fez o upgrade, tente não abrir dois projetos ao mesmo tempo. A recomendação é atualizar o quanto antes para a versão 2.4.1 que acaba de sair.

Revertemos temporariamente a versão 2.3.3 para downloads enquanto investigamos um bug sério que afeta a 2.4.0 no Windows Mac e Linux. O bug causa perda/corrupção de áudio.

Atualmente, achamos que o bug ocorre quando você tem dois projetos abertos ao mesmo tempo e cola o áudio de um projeto no outro. Agradecemos a Jack L, do FreeBSD, por nos alertar sobre o problema e fornecer as etapas para reproduzi-lo, diz o comunicado oficial.

Portanto, mal estreou e já teve de receber um patch de emergência corrigindo esse bug crítico que impedia o programa de funcionar corretamente. No entanto, isso não desmerece a qualidade do programa, nem as inovações implementadas que voltaremos a descrever a seguir.

Bug faz Audacity interromper lançamento de nova versão

Bug faz Audacity interromper lançamento de nova versão

Conforme havíamos mostrado no final de semana, o Audacity 2.4.0 apresenta muitas alterações. Foi incluído um novo modo de exibição múltipla que permite exibir a forma de onda sonora e o espectrograma para uma única faixa ao mesmo tempo.

Essa alteração específica é apontada como um recurso ‘avançado’. Ela facilitará a execução de cortes e emendas de precisão, principalmente de conteúdo vocal como podcasts.

Uma nova ‘barra de ferramentas de horário’ também está disponível. Esta opção ‘somente leitura’ oferece uma visão geral mais ‘glanceable’ da posição atual do áudio. A barra de ferramentas pode ser redimensionada (aumentada ou reduzida) e pode ser removida, reinstalada ou deixada flutuando livremente.

No novo Audacity 2.4.0 você encontra:

  • Visualização múltipla;
  • Nova barra de ferramentas de horário;
  • Capacidade de ativar/desativar o som de todas as faixas selecionadas;
  • .opus opção de exportação;
  • Teclas de atalho para esfregar o teclado: IeU;
  • Novo efeito “Normalização de volume”;
  • Novo efeito “Noise Gate”.

Uma opção é instalar o novo Audacity via Flatpak disponível no Flathub:

Ver Audacity no Flathub

Um pacote não-oficial do Snap do Audacity está disponível na Snap Store, embora ainda não tenha sido atualizado até a versão mais recente.

Como alternativa, o Audacity fornece downloads de pacotes de fontes, bem como instaladores para Windows e macOS através do site oficial.

Como dissemos, ao tentar instalar, você encontrará, por enquanto, a versão 2.3.3 até que a solução seja implementada no Audacity 2.4.1.