Bugs levam a nova versão de emergência do kernel Linux 5.10

Polêmica sobre duração do Kernel Linux 5.10 LTS continua

Bugs e mais bugs levaram a uma correção de emergência no Kernel Linux 5.10 que acabara de sair no domingo. Assim, o novo kernel 5.10.1 surgiu menos de 24 horas depois para corrigir muitas falhas. Ao que tudo indica, parece que a liberação de Linus Torvalds não era tão boa assim. Então, o primeiro lançamento pontual chegou devido a bugs no código de armazenamento.

O Linux 5.10.1 como o primeiro lançamento pontual normalmente só chega alguns dias ou semanas após o debut inicial do kernel. No entanto, desta vez ele veio um dia depois.

Sem maiores explicações, Greg Kroah-Hartman declarou:

Estou anunciando o lançamento do kernel 5.10.1. Todos os usuários da série 5.10 do kernel devem atualizar. A árvore git 5.10.y atualizada pode ser encontrada em:
git: //git.kernel.org/pub/scm/linux/kernel/git/stable/linux-stable.git linux-5.10.y
e pode ser pesquisada em navegador da web kernel.org git normal:
https://git.kernel.org/?p=linux/kernel/git/stable/linux-stable.git;a=summary

Bugs levam a nova versão de emergência do kernel Linux 5.10

O Linux 5.10.1 tem apenas duas correções, ambas afetando o código de armazenamento. Há uma reversão de uma “correção” anterior em torno dos limites de DISCARD RAID para RAID1 e RAID10 no código do Mapeador de Dispositivos.

Portanto, fora isso, não há maiores explicações. O commit simplesmente menciona “Isso causa problemas :(. O outro corrige a variável de setores do bloco do código MD de um int sem assinatura para apenas um int. Do mesmo modo, só informaram que  “isso causa problemas”.

A alteração posterior do código MD acabou interrompendo a montagem de pelo menos configurações RAID6 no Linux 5.10 e foi rapidamente notado pelos desenvolvedores upstream ao passar para a versão final do kernel.

Os problemas são ruins o suficiente. Especialmente sempre que bugs afetam o código do kernel relacionado ao armazenamento. Então, isso foi o que levou à imediata versão do Linux 5.10.1.

Portanto, Linux 5.10.1 está disponível. Sendo assim, os usuários são encorajados a atualizar, se ainda não estiverem nesta última série LTS.

Sair da versão mobile