Cabo é cortado e interrompe globalmente quatro horas de Internet

Uma interrupção global ontem, deixou o Google Cloud e outros provedores de serviços de Internet fora do ar por cerca de quatro horas. Os problemas de rede foram atribuídos a um corte de cabo de rede que começou no Oriente Médio e na Ásia.

O cabo, Ásia-África-Europa-1 (AAE-1), é um cabo submarino de 25.000 km operado por um consórcio de telecomunicações. Ele liga o Sudeste Asiático à Europa por meio do Egito. De acordo com Doug Madory, diretor de análise de internet do biz de monitoramento de rede Kentik, problemas com o AAE-1 afetaram a conectividade da internet em vários países da África Oriental, Oriente Médio e Sul da Ásia, incluindo Paquistão, Somália, Djibuti e Arábia Saudita.

Vários países sem internet por horas: corte de cabo é revelado culpado

Apesar de passar quatro horas sem internet, o problema já foi resolvido. “Isso tem um impacto amplo, mas parece estar sendo restaurado”, disse Madory ao site The Register, ontem. “Não há muitos detalhes sobre a interrupção além de algo que aconteceu em terra no Egito.” “Qualquer que seja a ruptura que tenha ocorrido foi terrestre no Egito”, acrescentou, o que disse ser uma boa notícia. “Se a ruptura estivesse na água, seria uma questão de dias até que pudesse ser consertada.”

Madory acrescentou que outro cabo, SEA-ME-WE 5, também parece ter sido afetado brevemente. Ele disse que achou isso interessante porque sugere que os dois cabos parecem compartilhar uma dependência comum, o que não deveria.

Os problemas de rede, que duraram cerca de quatro horas, se estenderam além do Oriente Médio e da Ásia. A polícia de Merseyside, na Inglaterra, disse via Twitter (Via: TheRegister) que a conta do Facebook de seu contact center não conseguiu receber mensagens diretas “devido a uma interrupção do Google Cloud Services” e aconselhou aqueles que desejam denunciar crimes não urgentes a fazê-lo pelo site da polícia ou pelo Twitter.

O problema afetou muitos serviços

O The Register aponta que relatos sugerem que o LinkedIn sofreu uma oscilação e Amazon Web Services e Microsoft Azure passou por algum tempo de inatividade. Além disso, a página de status do Google Cloud identificou um “incidente que afeta a conectividade híbrida, a nuvem privada virtual (VPC), o Google Cloud Networking, o Cloud NAT” e relata “perda de pacotes observada da Internet no Oriente Médio para o Google”.

Os locais afetados estavam por todo o mapa: Ásia, Austrália, Europa, América do Norte e América do Sul. No entanto, um porta-voz do Google disse que o problema foi resolvido.

Via: TheRegister

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile