Campanha Dormant Colors entrega extensões maliciosas do Google Chrome

Pesquisadores do Guardio Labs descobriram uma nova campanha de publicidade maliciosa

Uma nova campanha de publicidade maliciosa, codinome Dormant Colors, está entregando extensões maliciosas do Google Chrome que sequestram os navegadores dos alvos.

A descoberta foi feita por pesquisadores do Guardio Labs. Segundo as descobertas, as extensões do Chrome sequestram pesquisas e inserem links de afiliados em páginas da web.

Dormant Colors: Campanha maliciosa usando extensões para o Chrome

Os especialistas chamaram a campanha de Dormant Colors porque as extensões oferecem opções de personalização de cores. Segundo a Guardio Labs, “Começa com a campanha de malvertising enganosa, continua com uma nova maneira astuta de carregar o código malicioso real sem que ninguém perceba ( até agora! ) sites — um recurso que é facilmente aproveitado para spear phishing direcionado, controle de contas e extração de credenciais — todos usando essa poderosa rede de milhões de computadores infectados em todo o mundo!”.

Em meados de outubro de 2022, os pesquisadores descobriram pelo menos 30 variantes dessas extensões nas lojas da Web Chrome e Edge. Inclusive, as extensões maliciosas do navegador contaram com mais de um milhão de instalações.

Os especialistas notaram que, em seu estado inicial, o código das extensões do Chrome não inclui componentes maliciosos, mas depois são adicionados trechos maliciosos ao código.

Cadeia de ataque

A cadeia de ataque se baseia em mensagens de publicidade maliciosa que foram criadas para induzir as vítimas a clicar no botão de instalação, como visto no vídeo a seguir:

Ao clicar no botão “OK” ou “Continuar”, as vítimas são solicitadas a instalar uma extensão de mudança de cor. Depois que essas extensões são instaladas, elas redirecionam os usuários para várias páginas que carregam scripts maliciosos que modificam o comportamento do navegador.

As extensões são capazes de sequestrar pesquisas e retornar links de afiliados como resultados. Esse esquema permite que os agentes de ameaças gerem receita do tráfego para esses sites e roubem dados.

Os dados coletados são usados para classificar alvos em potencial e selecionar os melhores vetores de ataque de engenharia social para atingi-los e roubar credenciais. As operações Dormant Colors dependem da afiliação a 10.000 sites direcionados e usam uma rede de milhões de computadores infectados em todo o mundo.

Os invasores anexam as tags de afiliado à URL e qualquer compra feita no site gerará uma comissão para os operadores. Abaixo está um vídeo publicado pelos pesquisadores que mostra o sequestro de afiliação para o site de compras em 365games.co.uk. O vídeo mostra a barra de endereços sendo preenchida com dados de fontes de afiliação.

Claramente, o mesmo processo pode ser usado para redirecionar as vítimas para páginas de phishing para roubar credenciais de serviços populares, incluindo Microsoft 365, bancos online e plataformas de mídia social.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile