Campeão mundial do jogo de tabuleiro Go se aposenta depois de perceber que não consegue vencer a Inteligência Artificial

Crédito: Wired.

Em março de 2016, o campeão mundial de Go, Lee Sedol, competiu contra o programa AlphaGo, baseado na Inteligência Artificial (IA) do Google, e perdeu quatro de cinco partidas para a IA. Sedol ficou chocado após a derrota e disse:

Não sei como começar ou o que dizer hoje, mas acho que teria que expressar minhas desculpas primeiro. Assim, peço desculpas por não conseguir satisfazer as expectativas de muitas pessoas. Eu meio que me senti impotente.

Nota: O Go é um dos jogos de estratégia abstrata mais complexos que envolve cercar mais território do que o seu oponente para vencer o jogo.

Campeão de Go que perdeu para Inteligência Artificial se aposentou

A derrota nas mãos da IA do Google afetou Sedol até o ponto em que ele decidiu anunciar sua aposentadoria do jogo, pois acredita que não pode derrotar a IA.

Jogo Go. Crédito: Goban1.

Este é apenas um exemplo da IA do Google derrotando humanos. A lista de oponentes do AlphaGo inclui Ke Jie, da China, que foi derrotado em 2017.

Conforme relatado pela agência de notícias Yonhap, Sedol apresentou sua demissão à Korea Baduk Association (KBA), a agência que regula os jogadores do Go na Coreia do Sul.

Em conversa com a Yonhap, Sedol disse:

Com o lançamento da IA nos jogos do Go, percebi que não estou no topo, mesmo que me torne o número um por esforços frenéticos. Mesmo se eu me tornar o número um, há uma entidade que não pode ser derrotada.

Outro motivo que ele citou para sua demissão é o seu desacordo com a KBA sobre como a organização usa as taxas de adesão.

Para comemorar sua carreira de 24 anos, Sedol jogará um último jogo do Go contra o HanDol, um software Go-playing baseado em IA desenvolvido pela empresa sul-coreana NHN Entertainment.

Neste artigo, você viu que o campeão mundial do jogo de tabuleiro Go se aposentou depois de perceber que não consegue vencer a Inteligência Artificial.

Fonte: Foss Bytes

Leia também:

O que é a DeepMind? Uma espiada na principal rede neural do mundo

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.
Sair da versão mobile