Cancelar o Ubuntu Edge foi o maior erro da Canonical!

O Ubuntu Edge foi o smartphone da Canonical com Ubuntu, que nunca levantou o dinheiro que precisava para se tornar uma realidade. Mas, hoje ainda há muitas pessoas perguntando sobre isso, 9 anos mais tarde.

A verdade é que não fazer o Ubuntu Edge foi provavelmente o maior erro que a empresa já cometeu. Em 2022, no auge da era mobile, muita gente ainda tenta instalar o Ubuntu Touch no telefone. No entanto, saiba que é possível instalar o Ubuntu Touch no seu celular, temos um guia passo a passo para isso ao final do artigo.

Canonical não é a empresa perfeita, e cometeu um monte de erros ao longo dos anos. Eles estão por aí a quase duas décadas. No entanto, a maioria das pessoas sabe que eles deram algumas mancadas ao longo do caminho. Ainda assim, a Canonical fez, aconteceu e mudou a opinião da comunidade sobre suas práticas de negócios. Assim, basta lembrar do fim do Unity e da inclusão busca da Amazon para cobrir dois dos piores erros.

Eles fizeram uma mudança repentina do GNOME 2.x para a Unity, e levou anos para a comunidade gostar dela e eles tiveram algum problema sobre as buscas on-line efetuadas através do seu ambiente de trabalho. Eles poderiam ter feito as melhores escolhas, mas a pior escolha deve ter sido não ir em frente com o Ubuntu Edge.

O que foi o Ubuntu Edge?

A Canonical começou uma campanha de crowdfunding para um super telefone no Indiegogo, e eles pediram a soma recorde de 32 milhões dólares. No entanto, eles não conseguiram chegar nem a metade disso, mesmo assim ainda era um recorde.

A empresa só tinha um mês para fazer isso acontecer, e eles abandonaram a ideia completamente quando isso não aconteceu. O projeto era sobre um smartphone incrível rodando Ubuntu, e com especificações de hardware top de linha.

A campanha começou logo após que o Ubuntu Touch foi anunciado, por isso houve muito interesse. Na verdade, ainda hoje o Ubuntu Edge ainda é mencionado por Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, quando participa de algum evento. Mas, o smartphone da Canonical teria sido uma grande conquista para empresa e para Mark, mesmo precisando fazer alguns ajustes. Eles deveriam ter continuado a campanha em outro lugar. No fundo, eles deveriam ter feito um esforço maior e aumentado o prazo.

Canonical subestima o impacto do Ubuntu Edge

Ubuntu Edge agiu como um catalisador, e todo mundo estava empolgado, os usuários de todas as plataformas. Tinha muita promessa, mas que teria feito uma diferença muito maior em outra parte do negócio, o desenvolvimento do Ubuntu Edge.

O Ubuntu Edge não deu certo devido ao desenvolvimento do Ubuntu Touch ter sido muito lento. A data de lançamento estimada para Ubuntu Edge teria era prevista para maio de 2014. Isso significa que eles teriam que trabalhar muito mais em seu sistema operacional, afinal eles queriam o Ubuntu Touch em outros sistemas quanto antes.

O erro da empresa foi o de não ver o valor de suas ideias e projetos. Enxergar a longo prazo, com todas as curvas antes que se tornem públicas, ou acompanhar e traçar metas diante do melhor e pior cenário. Se eles tivessem ido para a frente com Ubuntu Edge, apesar do fato de que ele não levantou dinheiro suficiente no Indiegogo, a Canonical teria sido uma empresa muito diferente hoje.

A Convergência Ubuntu através do Ubuntu Edge

Tudo sobre o Ubuntu Edge

Vídeo da campanha do Ubuntu Edge

Por fim, não precisamos dizer mais nada sobre o Ubuntu Edge. Não há dúvidas que naquele momento ele teria sido um smartphone muito a frente do tempo. Mas, o Ubuntu Touch segue firme e forte, e temos um guia com instruções passo a passo para instalar o Ubuntu Touch.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile