in

Canonical anuncia lançamento de emergência para o Ubuntu 14.04

As imagens do Ubuntu 14.04.6 LTS (Trusty Tahr) saem nesta quinta-feira, dia 7 de março. As imagens do Release Candidate agora estão disponíveis para teste.

Canonical anuncia lançamento de emergência para o Ubuntu 14.04

A Canonical anunciou que está trabalhando no sexto lançamento orientado à segurança da série de sistemas operacionais Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr) suportados a longo prazo. Após o lançamento do ponto de emergência LTS (Xenial Xerus) do Ubuntu 16.04.6 da semana passada. Os lançamentos são para corrigir uma vulnerabilidade de segurança crítica que afeta o gerenciador de pacotes APT. A falha poderia permitir que atacantes executem código como root e possivelmente travar o sistema instalando aplicativos maliciosos.

Mesmo problema no APT

A versão pontual do Ubuntu 14.04.6 LTS será semelhante à do Ubuntu 16.04.6 LTS. Porém,  ela é indicada para aqueles que querem implantar a série do sistema operacional Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr) em novos computadores. Isso para não correr riscos de segurança causados ??pelo disse vulnerabilidade APT.

A situação é um pouco diferente aqui do que com 16.04.6 já que há apenas alguns sabores ainda suportados de  forma confiável neste estágio”, disse Lukasz Zemczak em um anúncio na lista de discussão.

Ubuntu 14.04.6 LTS previsto para lançamento em 7 de março

Suporte ao Ubuntu 14.04 chega ao fim. Quais as opções?
Imagem: It’s Foss

A Canonical informou que o lançamento do ponto de emergência do Ubuntu 14.04.6 LTS estará disponível para download ainda esta semana. Atualmente, a perspectiva é de que seja lançado nesta quinta-feira,, 7 de março. Assim, eles já têm o primeiro conjunto de imagens RC para candidatos a testes públicos. O objetivo é ver se tudo está funcionando corretamente para todos.

Portanto, se você quiser ajudá-los a testar as imagens do Release Candidate 14.04.6 LTS, sinta-se à vontade para baixar os ISOs da página oficial do ISO Tracker. Depois, se for o caso, relate qualquer problema que você possa encontrar no Launchpad.

O lançamento pontual do Ubuntu 14.04.6 LTS (Trusty Tahr) só será feito para os sabores Ubuntu Desktop, Ubuntu Server e Ubuntu Kylin para arquiteturas de 32 e 64 bits. A vida útil da versão termina dia 30 de abril de 2019.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Software da NSA ajuda Projeto Coreboot

NSA libera Ghidra, kit de ferramentas de engenharia reversa de software livre

https://kde.org/announcements/plasma-5.12.8.php

KDE Plasma 5.12.8 chega com mais de 70 melhorias