in

Canonical anuncia suporte de hibernação do Amazon EC2 para Ubuntu 16.04 LTS

Versões mais atualizadas do Ubuntu já suportam o recurso.

A Canonical e a AWS (Amazon Web Services) anunciaram a disponibilidade do suporte ao Amazon EC2 Hibernation para o sistema operacional Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus). O mesmo recurso já está disponível para instalações Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver). O Hibernation permite que os usuários pausem suas instâncias do Amazon EC2. Estes podem ser posteriormente retomados quando necessário. Assim, a área de trabalho salva anteriormente será restaurada para que os usuários possam continuar. Portanto, segundo a Canonical anuncia, agora existe suporte de hibernação do Amazon EC2 para Ubuntu 16.04 LTS.

Agora, os usuários do Amazon EC2 do Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) podem usar o recurso de hibernação, o que é possível graças ao mais recente pacote de kernel linux-aws-hwe 4.15.0-1058-aws que chegou recentemente aos repositórios estáveis da distribuição.

Usando a Hibernação, os usuários podem manter instâncias pré-aquecidas que podem chegar a um estado produtivo mais rapidamente. Os usuários podem tirar proveito desse recurso sem a necessidade de modificar seus aplicativos existentes, afirmou Canonical.

Como adicionar suporte à hibernação do Amazon EC2 no Ubuntu 16.04 LTS

Canonical anuncia suporte de hibernação do Amazon EC2 para Ubuntu 16.04 LTS

Para adicionar suporte à hibernação na sua instância do Amazon EC2 executando o Ubuntu 16.04 LTS, você deve instalar o novo kernel da AWS e o pacote do agente (ec2-hibinit-agent) que cria uma configuração para sua instância para dar suporte aos recursos de hibernação. Execute os seguintes comandos em um terminal.

sudo apt update
sudo apt install linux-aws-hwe
sudo apt install ec2-hibinit-agent
sudo reboot

Depois que sua instância do Amazon EC2 foi reiniciada com êxito, você pode usar a Hibernação. No entanto, você deve estar ciente de um problema conhecido que afeta alguns sistemas usando o recurso de segurança KASLR (Randomização de Layout do Espaço de Endereço do Kernel), tornando-os completamente inutilizáveis após a hibernação. Para evitar problemas, você deve desativar o KASLR.

A Canonical disse que planeja dar suporte ao pacote do kernel linux-aws-hwe com atualizações de segurança regulares até o final do suporte padrão oferecido para o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), por volta de abril de 2021.

9to5 Linux