in

Canonical anuncia Ubuntu Appliance Initiative para computadores e Raspberry Pi

Objetivo é transformar dispositivos ou computadores pessoais Raspberry Pi em soluções seguras e de atualização automática.

Ubuntu Appliance Initiative é o mais novo projeto que a Canonical anuncia e que vai ser voltado para computadores em geral e, até mesmo para dispositivos como o Raspberry Pi. O objetivo da empresa por trás do sistema operacional Ubuntu é transformar dispositivos ou computadores pessoais Raspberry Pi em soluções seguras e de atualização automática.

A Ubuntu Appliance Initiative fornece à comunidade Linux uma nova classe de derivados do Ubuntu, criados pela Canonical e projetados para o Raspberry Pi em colaboração com projetos de código aberto conhecidos como Nextcloud, OpenHAB, Mosquitto, AdGuard entre alguns outros.

Eles vêm na forma de imagens especializadas de aparelhos. Assim, você pode instalar em um computador single board Raspberry Pi para transformá-lo instantaneamente em um dispositivo inteligente seguro. Além disso, atualiza-se automaticamente e faz exatamente o que você deseja. No entanto, mesmo que você não possua um Raspberry Pi, os aparelhos funcionam da mesma forma em PCs.

A missão do Ubuntu Appliance é habilitar dispositivos seguros, com auto-recuperação e de propósito único, disse a Canonical. Os Ubuntu Appliances conectam os pontos entre projetos de software de alta qualidade e seus usuários.

Canonical anuncia Ubuntu Appliance Initiative para computadores e Raspberry Pi

Canonical anuncia Ubuntu Appliance Initiative para computadores e Raspberry Pi

O portfólio Ubuntu Appliances da Canonical atualmente consiste no OpenHUB Ubuntu Appliance para controlar dispositivos inteligentes em sua casa, no NextCloud Ubuntu Appliance para hospedar sua própria nuvem privada e no AdGuard Home Ubuntu Appliance para manter sua rede doméstica sempre protegida.

Há também um dispositivo Mosquitto Ubuntu que pode funcionar como um hub de comunicação para seus dispositivos IoT (Internet of Things), bem como o dispositivo Plex Ubuntu para a construção de um servidor de mídia doméstico. Você pode vê-los agora mesmo no site oficial.

O melhor de tudo é que você pode experimentar os dispositivos Ubuntu em uma máquina virtual no seu PC Ubuntu, Mac ou Windows antes de instalá-los no Raspberry Pi. Isso graças à tecnologia Multipass da Canonical. Mais detalhes estão disponíveis aqui.