Home Notícias Linux Canonical aposta no Flutter para aplicativos Ubuntu

Canonical aposta no Flutter para aplicativos Ubuntu

Canonical aposta no Flutter para aplicativos Ubuntu

Reviravolta, surpresa, inovação. Estas são três palavras que podem ser usadas para a nova decisão da Canonical que aposta no Flutter para o desenvolvimento de aplicativos para o sistema operacional Ubuntu. No entanto, esta mudança surpreendente ainda não se concretizou.

Esta decisão teve anúncio por meio da conta oficial do Ubuntu no Twitter, como você confere logo acima. E a postagem vem com uma grande frase de efeito: “Flutter é a opção padrão para aplicativos futuros do Ubuntu“.

Canonical aposta no Flutter para aplicativos Ubuntu. Ok, entretanto, na prática, o que isso significa?

Colocando as informações em contexto para aqueles que não sabem do que estamos falando, a página oficial do Flutter descreve como “o conjunto de ferramentas de interface do usuário do Google para criar aplicativos bonitos e compilados de forma nativa para dispositivos móveis, da web e de desktop a partir de um único código base”.

Não é nada diferente do que já está por aí. Porém, ao que parece, o Google se saiu melhor que a concorrência.

Assim, o Flutter se baseia nos princípios de desenvolvimento rápido de aplicativos com uma interface de usuário rica que se adapta à plataforma tanto na forma quanto na substância, ou seja, oferece integração nativa e desempenho.

O Flutter é um projeto-chave de código aberto do Google. Está sendo empregado, por exemplo, para desenvolver o Fuchsia OS, o sistema operacional da própria empresa. No entanto, ele também serve para criar aplicativos multiplataforma, do Android ao PC ou à web.

A comemoração foi feita no próprio perfil do Flutter no Twitter:

Desde o ano passado, o Flutter está presente no Linux. Portanto, já faz um tempinho que acontece essa colaboração entre o Google e a Canonical. A distribuição é feita por meio de um pacote Snap. Há algumas semanas, soube-se que o Ubuntu renovará seu instalador de sistema com o Flutter.

A ver o que o Google/Flutter está aprontando de bom para a Canonical.