Notícias

03/11/2021 às 10:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Canonical começa a oferecer imagens do Ubuntu otimizadas para CPUs Intel

Canonical começa a oferecer imagens do Ubuntu otimizadas para CPUs Intel

A Canonical começou a publicar imagens de instalação do Ubuntu otimizadas para uso em plataformas Intel IoT de próxima geração.


A Canonical com a cooperação da Intel está começando a publicar imagens ISO do Ubuntu Core 20 e Ubuntu 20.04 LTS para desktop que são otimizados para processadores Intel Atom X6000E série Pentium, Celeron N, Celeron J (Elkhart Lake), bem como processadores Intel 11ª Geração Core.

A Canonical publicou as primeiras imagens do Ubuntu otimizadas para a próxima geração de plataformas Intel IoT, que atendem aos requisitos exclusivos da borda inteligente em vários setores verticais da indústria. 

Ambas as empresas se dedicam a habilitar no Ubuntu os recursos específicos das plataformas Intel IoT, como desempenho em tempo real, capacidade de gerenciamento, segurança e proteção funcional, além de permitir que os usuários aproveitem as vantagens de seu CPU aprimorado e desempenho gráfico. A colaboração garante que os desenvolvedores e empresas possam criar dispositivos confiáveis e seguros, colocar seus produtos no mercado com mais rapidez e se beneficiar de até 10 anos de suporte comercial ao Ubuntu. 

Canonical começa a oferecer imagens do Ubuntu otimizadas para CPUs Intel

Canonical começa a oferecer imagens do Ubuntu otimizadas para CPUs Intel

À medida que as implantações de IoT aumentam em número e tamanho, manter grandes frotas de dispositivos em campo se torna uma grande preocupação para as equipes de operações. Estabilidade e confiabilidade são os principais pontos problemáticos que são tratados pela Canonical integrando os patches do kernel da Intel mais recentes nos diferentes sabores do Ubuntu, junto com os recursos de segurança e confiabilidade bem conhecidos oferecidos por meio de um Ubuntu Core em contêiner. Além disso, as medidas de segurança baseadas em hardware integradas ao silício da Intel ajudam a mitigar ataques de firmware, código e dados, enquanto aceleradores de criptografia dedicados aceleram a criptografia de dados. 

“De gasodutos e governos a quiosques de mercearia e sua avó, ninguém está imune.”, Comentou Cindy Goldberg, VP de Alianças de Silício na Canonical. “Com o Ubuntu Core, você obtém um sistema operacional em contêiner, construído do zero com segurança no centro e na frente. Os CVEs são rastreados e corrigidos pela Canonical, com patches de segurança implantados automaticamente em campo para manter sua frota segura ”

A Canonical anunciou as compilações otimizadas do Ubuntu para processadores Intel hoje e, por sua vez, também espera mais serviços comerciais para aqueles que implementam dispositivos com tecnologia Intel IoT. No momento, os detalhes sobre as otimizações reais da Intel são claros.

As compilações do Ubuntu Core 20 e Ubuntu 20.04 LTS otimizadas para Intel podem ser baixadas em Ubuntu.com.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.