Canonical confirma planos de ZFS para o Ubuntu 19.10

Suporte experimental ao ZFS foi incorporado ao instalador "Ubiquity" do Ubuntu

Há alguns meses, a Canonical está trabalhando para aumentar seu suporte ao ZFS On Linux para o Ubuntu 19.10. Isso depois de inicialmente empacotar o ZoL para o Ubuntu anos atrás e suportá-lo no espaço do servidor. Uma das grandes mudanças para o Ubuntu 19.10 é uma opção experimental de instalação do sistema de arquivos raiz ZFS para o instalador da GUI de desktop. Isso foi confirmado agora pela Canonical, junto com algumas de suas atividades relacionadas ao ZoL. Portanto, a Canonical confirma seus planos experimentais ZFS para o Ubuntu 19.10 Desktop.

Posicionamento oficial

Didier Roche, da Canonical, escreveu um post no blog oficial do Ubuntu sobre suas intenções de suporte ao ZFS para o Ubuntu 19.10. Ele também reafirmou sua crença de que há anos eles estão agindo dentro dos direitos concedidos e em conformidade com a CDDL e a GPL. Assim, são capazes de oferecer suporte ao ZFS On Linux dentro de seu pacote kernel como um módulo interno do kernel.

Quais são os planos da Canonical que confirma o ZFS para o Ubuntu 19.10

[videopress OzfxohAu]

Com o desktop do Ubuntu 19.10, eles pretendem oferecer ao ZFS suporte de root como uma opção experimental. Nos próximos ciclos de lançamento, eles planejam aprimorar melhor o ZFS no suporte ao sistema de arquivos raiz do Linux.

Atualmente para o Ubuntu 19.10 Eoan Ermine eles têm o ZFS on Linux 0.8.1. Então, eles fizeram back-port de algumas correções no upstream. Além disso, também estão trabalhando na integração do carregador de inicialização do GRUB. Eles também estão fazendo muito trabalho interessante com o cliente/daemon do Zsys.

Mais detalhes sobre seus planos do ZFS por meio desta postagem do blog .

Sair da versão mobile