Canonical divulga dados sobre uso de snaps

Após divulgar um site com estatísticas de uso do Ubuntu em todo o mundo, a Canonical divulgou em seu blog os números relacionados à utilização de aplicativos snaps. Portanto, confira neste post que a Canonical divulga dados sobre uso de snaps.

Coincidindo com o lançamento do Ubuntu 18.10, celebramos a adoção excepcional de snaps compartilhando o infográfico abaixo. De snaps populares a instalações diárias, este infográfico demonstra onde, quando e por que os usuários estão instalando e adotando o formato de aplicativo Linux seguro.

De acordo com o desenvolvedor Igor Ljubuncic, nos últimos sessenta dias, houve um aumento de 40% no número de dispositivos executando snaps. Além disso, ainda mais importante, foi registrado um aumento de 59% no número de snaps instalados. Assim, esses dados demonstram um crescimento na adoção de snap entre usuários do Linux. Nos últimos seis meses, o número de dispositivos que executam snaps mais do que triplicou.

Dispositivo e Snaps

O Ubuntu 18.04 Bionic Beaver é agora a plataforma mais popular habilitada por snap e também registrou um crescimento de 63% no mesmo período. Ubuntu 16.04 Xenial Xerus leva o segundo lugar e ainda apresenta um forte crescimento, comum com as versões LTS.

Nem tudo é Ubuntu. Por exemplo, tomando um pequeno subconjunto de todas as distribuições suportadas, os sistemas Linux Mint tiveram um crescimento de 31%. Ao mesmo tempo, os sistemas Debian cresceram cerca de 20%. Há também adoção entre muitas outras distribuições. Por exemplo, os sistemas baseados em Arch mostram um sólido crescimento de 14%.

Hoje, temos mais de 50 distribuições usando snaps e isso está crescendo constantemente.

Snaps por distro

Nuvem também cresce

A adoção da nuvem vem com números ainda mais impressionantes. Nos últimos dois meses, o número de dispositivos em nuvem registrados executando snaps cresceu 136%.

A necessidade de estabilidade e previsibilidade é um fator crítico no setor, e a capacidade de confiar na segurança que o software confinado traz disparou seu crescimento. Tanto a Amazon quanto o Google, entre outros, usam snaps nas imagens de nuvem do Ubuntu.

Grande crescimento

A disponibilidade de conteúdo é um fator importante, refletido no aumento de pacotes instantâneos disponíveis em aproximadamente 26% desde o lançamento oficial do Ubuntu 18.04, há apenas 6 meses. A grande maioria desses pacotes está no canal estável e hoje vemos mais de 4000 snaps disponíveis para download, um feito tremendo feito por nossa comunidade.

O número de desenvolvedores também aumentou em 60% nos últimos seis meses, mostrando um saudável interesse em snaps e seus benefícios. O interesse também se manifesta na participação em diversos fóruns on-line, com um aumento de cerca de 62% em novos tópicos sendo discutidos no fórum Snapcraft , além de mais atividades no Launchpad.

Outro bom resultado apontado é a quantidade de bugs relatados.

Embora os bugs não sejam propícios à experiência do usuário, eles mostram que as pessoas estão interessadas em ver os problemas resolvidos.

Atividade Snaps

O que os números não dizem…

Igor também pede que usuários e desenvolvedores participem do tópico de discussão e compartilhe seus pensamentos.

Em outras palavras, gostaríamos de perguntar: o que faria você começar a usar pacotes instantâneos como desenvolvedor ou usuário? Que tipo de funcionalidade você gostaria de ver incluído? Como você imagina os encaixes facilitando sua vida?

Para mais comentários sobre esses números, confira este blog recente.

Para conhecer e/ou instalar seus snaps , clique no botão abaixo:

Aplicativos Snap

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Segunda atualização do Plasma 5.14 foi lançada

Previous article

OpenIndiana 2018.10 foi lançado com suporte ao Desktop MATE 1.20

Next article

You may also like

More in Notícias