Canonical explora imagens do Ubuntu x86-64-v3 na nuvem da Microsoft

A Canonical explora imagens do Ubuntu x86-64-v3 na nuvem da Microsoft. A desenvolvedora do sistema operacional Ubuntu Linux, a Canonical, passou os últimos meses explorando imagens baseadas no Ubuntu x86-64-v3. A ideia é aproveitar os recursos de nível de recurso de microarquitetura x86_64 para atingir o nível que abrange AVX/AVX2, FMA, BMI2 e outras instruções suportadas, na maioria, desde os processadores da era Intel Haswell e AMD Excavator.

Como mostrado em benchmarks, as compilações do Ubuntu x86-64-v3 podem oferecer melhor desempenho para os sistemas AMD e Intel dos últimos anos. A mais recente incursão da Canonical nesta área está oferecendo imagens do Microsoft Azure personalizadas para x86-64-v3.

A Canonical anunciou hoje a disponibilidade de imagens de VM do Microsoft Azure que são do Ubuntu 23.10 criadas para o nível de recurso de microarquitetura x86-64-v3. Eles não se destinam a ser usados em produção neste momento, mas apenas para fins de avaliação de desempenho em ver os benefícios para os pacotes x86-64-v3 em relação às compilações x86-64 de linha de base.

Canonical explora imagens do Ubuntu x86-64-v3 na nuvem da Microsoft

No entanto, faz muito sentido oferecer imagens em nuvem para x86_64 níveis de recursos de microarquitetura, uma vez que pode ser facilmente fechado a sistemas suportados, embora todos os principais hiperscalers estejam em plataformas muito mais recentes que podem assumir com segurança x86-64-v3 e, na maioria dos casos, até x86-64-v4 com AVX-512 para VMs Intel recentes ou as mais recentes máquinas virtuais baseadas na série AMD EPYC 9004. Para nuvens HPC e afins, eu realmente gostaria de ver imagens de distribuição Linux x86-64-v4 disponíveis.

A Canonical anunciou as imagens do Ubuntu x86-64-v3 para a nuvem do Microsoft Azure hoje através do Blog do Ubuntu. No Ubuntu Discourse estão instruções para aqueles que querem experimentar as imagens do Ubuntu x86-64-v3 na nuvem da Microsoft.

Aqui está a esperança de mais imagens do Ubuntu x86-64-v3 daqui para frente. A Canonical não anunciou nenhuma mudança de suporte de linha de base ou algo do tipo para o Ubuntu 24.04 LTS e, dado que estamos no congelamento de recursos, não parece que haverá qualquer sabor oficial de x86-64-v3 para esta versão de Suporte de Longo Prazo ou algo do tipo, mas espero que eles ofereçam algumas compilações do Ubuntu 24.04 x86-64-v3 pelo menos para fins de teste e avaliação ou como uma arquitetura não oficial. Em qualquer caso, espero que este esforço de ajuste e otimização de desempenho do Ubuntu Linux continue.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile