Canonical facilita execução de uma VM Linux no Apple M1

Desde que a Apple lançou seus chips M1, vários esforços foram feitos para rodar Linux nele. Mesmo que isso ainda esteja em andamento, a Canonical parece ter tornado possível executar o Linux (Ubuntu) como máquinas virtuais (VMs) no Apple M1.

Canonical facilita execução de uma VM Linux no Apple M1. Linux VMs no Apple M1

É conveniente para a maioria dos desenvolvedores ativar uma instância de VM do Linux e continuar trabalhando em seu sistema sem interrupções. Infelizmente, colocar uma instância do Linux em execução em dispositivos M1 não é uma tarefa simples.

Embora você tenha ferramentas como VMware e VirtualBox para criar máquinas virtuais, isso não funciona no silício Apple M1 baseado em ARM.

A partir de agora, a VMware está lentamente adicionando suporte para que seus produtos funcionem no Apple M1. No entanto, isso ainda está em beta fechado e não é viável para os usuários.

E, quando se trata de VirtualBox, ele ainda não suporta a plataforma ARM e não tem planos para isso.

Portanto, sua melhor aposta para executar máquinas virtuais é usar paralelos ou UTM (gratuito) no macOS. Conseqüentemente, opções bastante limitadas que fornecem suporte multiplataforma.

Além disso, você precisa comprar uma licença para usar paralelos, o que pode ser caro.

O Multipass 1.8 da Canonical é um programa de máquina virtual gratuito com suporte M1

Canonical facilita execução de uma VM Linux no Apple M1

Multipass é um software VM gratuito que visa ajudá-lo a criar instâncias do Linux no Apple M1 sem complicações.

A Canonical anunciou o lançamento de seu último Multipass 1.8 que finalmente adiciona suporte para Apple M1, tornando-o a única escolha viável como um software de máquina virtual de plataforma cruzada que ajuda você a executar o Ubuntu Linux.

No anúncio, o gerente de produto da Canonical Nathan Hart menciona:

A Canonical deseja que os desenvolvedores rodem no Linux mais rápido do que qualquer outra opção no mercado, e a equipe Multipass ajudou a conseguir isso.

Junto com a adição de suporte, Multipass 1.8 também traz alguns recursos úteis que incluem:

  • Aliases para vincular comandos na máquina virtual ao sistema operacional host. Em outras palavras, você pode executar um software na VM diretamente de seu sistema operacional host perfeitamente.
  • Experiência unificada de plataforma cruzada com suporte para Windows, Linux, mac OS (plataforma Intel / AMD e ARM).

O Multipass deve lidar com a configuração e permitir que você crie ou mantenha facilmente uma máquina virtual no Apple M1. Portanto, você não precisaria de nenhuma intervenção manual para fazer o Linux funcionar em uma máquina macOS com M1.

Você pode descobrir mais sobre isso em seu site oficial.

Via It’s Foss

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile