Canonical lança assinaturas gratuitas do Ubuntu Pro

Com isso, as atualizações do sistema ganham prazo maior de suporte.

A Canonical acaba de anunciar uma versão gratuita de sua oferta comercial Ubuntu Pro para todos que desejam estender a cobertura de atualizações de segurança em seus PCs Ubuntu por até 10 anos. O Ubuntu Pro também serve para acessar ferramentas exclusivas.

Anunciado pela Canonical no ano passado, o Ubuntu Pro é uma assinatura expandida de manutenção de segurança e conformidade como parte do Ubuntu Advantage. Ele foi inicialmente projetado para clientes corporativos que oferecem serviços globais que desejam estabilidade de longo prazo para sua infraestrutura e aplicativos.

Agora, a Canonical decidiu expandir o Ubuntu Pro para uso pessoal e comercial em pequena escala com um nível gratuito para até cinco máquinas, em uma tentativa de tornar o código aberto mais facilmente consumível pelas massas e fornecer aos usuários do Ubuntu melhor segurança para suas instalações. até 10 anos.

Canonical lança assinaturas gratuitas do Ubuntu Pro para todos

O Ubuntu Pro está disponível para todas as versões do Ubuntu LTS suportadas, começando com o Ubuntu 16.04 ESM e até o Ubuntu 22.04 LTS. No entanto, não está disponível para versões provisórias do Ubuntu, como o próximo Ubuntu 22.10 (Kinetic Kudu).

“Desde que lançamos o Ubuntu LTS, com cinco anos de cobertura de segurança gratuita para o sistema operacional principal, nossos clientes corporativos nos pediram para cobrir cada vez mais o cenário de código aberto mais amplo sob acordos comerciais privados. Hoje, estamos empolgados em oferecer os benefícios de todo esse trabalho, gratuitamente, para qualquer pessoa no mundo, com uma assinatura pessoal gratuita do Ubuntu Pro”, disse Mark Shuttleworth, CEO da Canonical.

Como funciona

Com uma assinatura gratuita do Ubuntu Pro em sua máquina Ubuntu LTS, você expandirá a cobertura de segurança para CVEs (vulnerabilidades e exposições comuns) críticos, altos e médios para milhares de aplicativos e cadeias de ferramentas, incluindo Ansible, Apache Tomcat, Apache Zookeeper, Docker, Drupal, Nagios, Node.js, phpMyAdmin, Puppet, PowerDNS, Python 2, Redis, Rust, WordPress, ROS e outros.

Além de fornecer atualizações críticas de segurança, a assinatura do Ubuntu Pro também oferece acesso a várias ferramentas para gerenciamento de conformidade e proteção em ambientes regulamentados e auditados, bem como pacotes criptográficos certificados FIPS 140-2.

Os usuários podem obter uma assinatura pessoal gratuita do Ubuntu Pro no site oficial. Novamente, lembre-se de que você pode usar a assinatura gratuita para até cinco máquinas. Se você precisar dele para mais de cinco PCs, precisará adquirir um plano pago, que atualmente custa US$ 25 por ano para estações de trabalho ou US$ 500 por ano para servidores. Os membros oficiais da comunidade Ubuntu obtêm suporte para até 50 máquinas.

Como obter a assinatura grátis

Para adicionar sua assinatura gratuita do Ubuntu Pro à sua máquina Ubuntu LTS, primeiro registre-se no site vinculado acima criando ou autenticando com uma conta gratuita do Ubuntu One. É preciso um único clique para se registrar e você terá acesso ao seu token do Ubuntu Pro.

Na sua máquina Ubuntu, abra o utilitário Software & Updates e vá para a guia Livepatch. Lá, clique no botão “Anexar esta máquina” e cole o token na caixa de diálogo Ubuntu Advantage. Você também pode fazer isso manualmente na linha de comando executando o comando abaixo no aplicativo Terminal (substitua TOKEN pelo seu token).

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile