Canonical lança novas atualizações para corrigir falhas no kernel do Ubuntu

Invasores podem obter root ao travar o AccountsService do Ubuntu

A Canonical lança novas atualizações de kernel do Ubuntu para corrigir bug de corrupção de dados. Esta é uma regressão que ocorreu por causa das atualizações anteriores do kernel no driver de software RAID10, que pode levar à corrupção de dados.

Por isso, a empresa já retirou as atualizações do kernel do Linux lançadas em 2 de dezembro sem explicação. As atualizações do kernel estavam disponíveis para todas as versões do Ubuntu com suporte e abordaram até 14 vulnerabilidades de segurança.

A explicação para a retirada vem hoje por meio de um novo comunicado de segurança publicado pela equipe do Ubuntu Kernel da Canonical para os sistemas Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla), Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa), Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) e Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus).

Canonical lança novas atualizações para corrigir falhas no kernel do Ubuntu

De acordo com o comunicado, as atualizações do kernel publicadas em 2 de dezembro introduziram uma regressão no driver RAID10 do software do kernel Linux, que, quando usado com o fstrim, pode levar à corrupção de dados. O bug também foi relatado por usuários no Launchpad do Ubuntu.

Portanto, a Canonical lançou hoje um novo conjunto de kernels para os sistemas Ubuntu 20.10, Ubuntu 20.04 LTS, Ubuntu 18.04 LTS e Ubuntu 16.04 LTS em todas as arquiteturas suportadas para resolver a referida regressão.

Os usuários agora devem atualizar suas instalações para a nova versão do kernel Linux disponível nos repositórios de software estáveis, incluindo:

Além disso, os usuários dos sistemas Ubuntu 18.04 LTS e Ubuntu 16.04 LTS (64 bits e 32 bits) executando o kernel Linux 4.15 terão que atualizar para linux-image 4.15.0-128.131 e linux-image 4.15.0-128.131 ~ 16.04. 1 respectivamente.

Para atualizar suas instalações, basta executar o comando

sudo apt-get update && sudo apt-get full-upgrade

Após a atualização do kernel, você terá que reiniciar seus computadores, bem como reconstruir e reinstalar quaisquer módulos de kernel de terceiros que você possa ter instalado.

Sair da versão mobile