Canonical lança Ubuntu Core 22 para dispositivos IoT, Edge e Embedded

Veja as novidades deste sistema voltado para Internet das Coisas.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A Canonical anunciou nesta semana o Ubuntu Core 22 como a versão estável mais recente deste sabor oficial do Ubuntu otimizado para IoT (Internet das Coisas), bem como dispositivos incorporados e edge. Portanto, a Canonical lança Ubuntu Core 22 para dispositivos IoT, Edge e Embedded.

O Ubuntu Core 22 vem como uma variante totalmente em contêiner do Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) , apresentando um kernel totalmente preemptivo para garantir respostas com limite de tempo e habilitar recursos avançados em tempo real prontos para uso no Ubuntu Certified Hardware dos parceiros da Canonical.

Os novos recursos incluem recursos de remodelação para permitir que os usuários alterem os IDs dos dispositivos para que possam ser renomeados, remodelados ou atribuídos a um Snap Store diferente, suporte para conjuntos de validação para ajudar os usuários a garantir que apenas Snaps específicos sejam instalados e que permaneçam em revisões fixas , a capacidade de redefinir os dispositivos de fábrica e suporte MAAS (Metal as a Service).

Novo Ubuntu Core 22 da Canonical para dispositivos IoT, Edge e Embedded traz muitas novidades

Para dispositivos Raspberry Pi, o Ubuntu Core 22 apresenta suporte para PiBoot, um gerenciador de inicialização Raspberry Pi Zero simples projetado para atuar como o “bootloader de um estágio”, oferecendo várias melhorias de UX, como melhor suporte para HATs (placas de expansão) e a capacidade de inicializar de dispositivos externos.“Nosso objetivo na Canonical é fornecer código aberto seguro e confiável em todos os lugares – do ambiente de desenvolvimento à nuvem, até a borda e os dispositivos”, disse Mark Shuttleworth, CEO da Canonical. “Com este lançamento e o kernel em tempo real do Ubuntu, estamos prontos para expandir os benefícios do Ubuntu Core em todo o mundo incorporado.”

Canonical lança Ubuntu Core 22 para dispositivos IoT, Edge e Embedded
Canonical lança Ubuntu Core 22 para dispositivos IoT, Edge e Embedded.

O Ubuntu Core 22 está disponível para download no site oficial e é compatível com Raspberry Pi 2, Raspberry Pi 3, Raspberry Pi 4, Raspberry Pi Compute Module 3 (CM3), Raspberry Pi Compute Module 4 (CM4), Qualcomm DragonBoard, Intel NUC, bem como dispositivos KVM x86 e x86 genéricos. A instalação requer pelo menos 384 MB de RAM (512 MB com UEFI Secure Boot e FDE) e um mínimo de 512 MB de armazenamento local.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.