Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

03/09/2021 às 16:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Canonical lançará em breve o novo Snapcraft 6.0 para pacotes snap no Ubuntu 20.04 LTS

Canonical lançará em breve o novo Snapcraft 6.0 para pacotes snap no Ubuntu 20.04 LTS

A Canonical está se preparando para lançar em breve o Snapcraft 6.0 como a versão mais recente de seu utilitário para empacotar e distribuir Snaps, a aposta preferida do Ubuntu para aplicativos em sandbox. O principal destaque do Snapcraft 6.0 é a mudança de uma base Ubuntu 18.04 LTS para o Ubuntu 20.04 LTS. 

Por sua vez, com a mudança do Snapcraft 6.0 para um núcleo Ubuntu 20.04 LTS, o suporte a x86 de 32 bits (i386) foi eliminado enquanto o suporte a RISC-V agora está disponível. No entanto, para aqueles que ainda desejam suporte para i386, a faixa legada com Snapcraft ainda permitirá o uso do Ubuntu 18.04 mais antigo.

Um bom sinal de maturidade e confiança no software é quando o software utiliza seus próprios componentes para desenvolvimento e ativação futuros. Snapcraft é um utilitário de linha de comando que permite aos desenvolvedores empacotar e distribuir seus aplicativos como encaixes. Mas o próprio Snapcraft também é distribuído instantaneamente e construído da mesma maneira!

Hoje, o Snapcraft é construído usando o core18, baseado no Ubuntu 18.04 LTS. Muito em breve, o Snapcraft mudará para a base LTS mais recente, core20, tanto para garantir suporte e atualizações futuras, quanto para fazer uso de várias melhorias no ecossistema ágil. Esta migração trará uma série de mudanças importantes, portanto, gostaríamos de compartilhar nosso roteiro e plano para o Snapcraft e como essas mudanças podem afetá-lo.

Canonical lançará em breve o novo Snapcraft 6.0 para pacotes snap no Ubuntu 20.04 LTS

Canonical lançará em breve o novo Snapcraft 6.0 para pacotes snap no Ubuntu 20.04 LTS

Assim, o desenvolvedor Igor Ljubuncic resumiu da seguinte forma o que está por chegar:

Para a maioria dos desenvolvedores e editores, o lançamento do Snapcraft 6.x não causará nenhuma alteração em seus processos existentes. Eles poderão continuar criando snaps como antes e utilizar os recursos mais recentes do canal 6.x. Para aqueles que ainda precisam suportar a arquitetura i386, eles podem usar o canal 5.x. Além disso, o Launchpad manterá a capacidade de despachar tarefas core18, com ou sem a arquitetura i386. 

Ubuntu 20.04 LTS apresenta suporte para uma nova família de arquiteturas de CPU, riscv64. Ao mesmo tempo, o suporte para i386 foi reduzido a uma lista de esqueleto de bibliotecas de compatibilidade de 32 bits. Isso significa que a migração do Snapcraft para o core20 implicaria na adição de riscv64 e na remoção de i386 da lista de arquiteturas de compilação e execução suportadas.

Mais detalhes sobre o próximo lançamento do Snapcraft 6.0 por meio do blog do Ubuntu.

Leia também: Snapcraft

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.