SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Canonical pretende coletar dados de usuários para melhorar o Ubuntu

Canonical vai coletar dados, mas com a finalidade de melhorar os próximos lançamentos do Ubuntu!

A Canonical pretende coletar os dados dos usuários do Ubuntu, a ideia é melhorar os próximos lançamentos da popular distribuição GNU/Linux. A informação partiu do time de engenharia do Ubuntu Desktop, tudo indica que as informações coletadas serão as configurações dos usuários, aplicativos instalados, versão do Ubuntu ou derivação, conectividade de rede, CPU, RAM, tamanho do disco, resolução de tela, fabricante do computador, GPU e o modelo.

A empresa também quer saber aonde você está, sim, a localização do usuário será usada, no entanto a Canonical garante que não vai armazenar os IP’s. Além disso, informações como tempo de sua instalação, informações sobre o login automático, particionamento do disco, livepatch e também, se você instala softwares de terceiros durante a instalação.

Aonde vamos identificar que há coletada destes dados no Ubuntu

A Canonical informou que será no instalador, haverá uma caixa para que os usuários autorizem a coleta de dados, basicamente a mesma coisa que acontece com os gigantes como Google que já usa da coleta de dados em suas aplicações.

Os usuários que não desejarem, podem remover a marcação, que nenhum dado será coletado. Diante desta opção, a Canonical faz apelo para que os usuários do Ubuntu enviem seus dados, eles garantem que vai ajudar nos próximos de melhorias, através do trabalho do time de engenharia do Ubuntu. Canonical disse que todos os dados coletados da instalação seriam enviados de forma segura para um serviço executado pela equipe IS da Canonical via HTTPS.

Os dados são salvos localmente, no seu computador e serão enviados para a Canonical na primeira inicialização, claro, se uma conexão de rede ativa for detectada. Os usuários poderão acessar o respectivo arquivo que contém os dados coletados e inspecioná-lo cuidadosamente, os resultados dessa coleta de dados vão ser divulgados.

Essa novidade, já vale para a próxima versão Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) que deverá chegar nesta primavera em 26 de abril de 2018. Não há nenhuma informação se as ISO’s atuais ou que ainda estão disponíveis sofreram ajustes em seu instalador.

Para mais informações sobre a coleta de dados, use o botão abaixo, você será redirecionado para uma nova página onde estará a lista pública da Canonical:

Lista pública – Canonical/Ubuntu

Comentários