Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

11/08/2021 às 16:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Cão robô da Xiaomi acaba de ser lançado. Agora você já pode ter o seu CyberDog

Além de smartphone e robô aspirador, a Xiaomi integra um cão robô ao seu catálogo

cao-robo-da-xiaomi-acaba-de-ser-lancado-agora-voce-ja-pode-ter-o-seu-cyberdog

A Xiaomi está ampliando seu catálogo de dispositivos. No lançamento de ontem do Mi Mix 4, a empresa anunciou uma nova adição surpresa ao seu portfólio de dispositivos, um novo companheiro de robô quadrúpede, um cão robô chamado CyberDog.

É, basicamente, um animal de estimação mecânico avançado na mesma linha do Spot da Boston Dynamics, embora um pouco mais assustador, aponta o AndroidAuthority. No entanto, Xiaomi acredita que este robô é uma prova das “proezas de engenharia” da empresa e serve como uma bancada de teste para entusiastas da robótica.

Especificações do CyberDog, o cão robô da Xiaomi

O “cérebro” do CyberDog consiste no robusto módulo Jetson Xavier NX da Nvidia, que contém 384 núcleos CUDA, 48 núcleos Tensor, seis núcleos Carmel CPU e dois núcleos dedicados ao aprendizado profundo. Este módulo captura e processa informações dos 11 sensores do CyberDog que habilitam e informam o movimento do robô pelo mundo. Esse movimento usa servos personalizados da Xiaomi para realizar truques como backflips e outros “movimentos de alta velocidade” a até 3,2 m/s (11,5 km/h ou 7,15 mph). Ou seja, não estamos falando de um robô com velocidade tão limitada assim.

Além disso, o conjunto de sensores também utiliza várias câmeras posicionadas no corpo do robô (muitas delas). Isso inclui um sensor de profundidade Intel RealSense D450 que permite o rastreamento de objetos e evitar obstáculos. A empresa explica que isso permite que o CyberDog, ou cão robô, siga seu dono e evite armadilhas, como um cachorro de verdade, por exemplo.

O CyberDog também responde a chamadas verbais. O robô pode ser ativado usando uma palavra de despertar ou controlado por outros, enquanto outros comandos de voz e assistentes também são compatíveis.

O cão robô tem três portas USB-C e uma porta HDMI. Isso permite que os desenvolvedores adicionem hardware ou integrem seus próprios software. O robô não segue a anatomia de um animal de verdade, mas traz alguns elementos que podem gerar essa percepção, como as quatro patas, por exemplo.

Disponibilidade e preço

A Xiaomi acaba de lançar seu primeiro cão robô, o CyberDog
Imagem: Xiaomi

A Xiaomi está distribuindo mil CyberDogs para engenheiros, entusiastas e fãs para dar o pontapé inicial em sua própria comunidade de desenvolvedores de robótica de código aberto. Essas primeiras 1.000 unidades serão vendidas por 9.999 yuans (pouco mais de R$ 8.000,00).

Não há informações sobre se ou quando a Xiaomi lançará o CyberDog ao público (talvez não faça isso). Por enquanto, a disponibilidade do robô parece estar limitada a este lançamento inicial.

Via: AndroidAuthority

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.