Carregamento sem fio reverso pode possibilitar que seu iPhone carregue seus AirPods em breve

Patente revela os planos da Apple com o carregamento sem fio reverso

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

A Apple atualmente não oferece um sistema de carregamento sem fio reverso em seus telefones. A tecnologia permitiria usar a carga da bateria do seu iPhone para recarregar seus AirPods Pro, Apple Watch ou outros pequenos gadgets em uma eventual necessidade. No entanto, a empresa deve mudar isso em breve. A Apple pode inserir o carregamento sem fio reverso em seus iPhones e, assim, será possível carregar seus AirPods.

O fato de o iPhone não ter carregamento sem fio reverso ainda não é muito surpreendente, já que os aparelhos da Apple estão recebendo novas tecnologias anos depois de chegarem até mesmo aos Androids de médio porte.

A Apple gosta de assistir à margem enquanto um novo recurso prova sua coragem no campo e avalia se há massa crítica suficiente de aceitação do consumidor para torná-lo um sistema viável para colocá-lo também em iPhones, mas geralmente com valor agregado e marketing. Quanto mais você espera, mais baratos, menores e mais refinados ficam os componentes para oferecer uma nova tecnologia.

Apple sempre atrás quando o assunto são novas tecnologias

Levou anos para a Apple oferecer carregamento sem fio MagSafe simples em sua série iPhone 12 pela primeira vez, muito tempo depois que a Samsung oferece não apenas carregamento sem fio, mas também sua forma reversa que pode recarregar a série de fones de ouvido Galaxy Buds e outros pequenos gadgets.

O sistema MagSafe, no entanto, veio com um engenhoso arranjo de bobina de carregamento e sistema de fixação magnética que melhorou o posicionamento e a experiência, bem como vários acessórios OEM e de terceiros para um valor agregado.

Carregando AirPods sem fio com um iPhone

Agora, no entanto, a Apple pode estar se preparando para melhorar ainda mais a experiência de carregamento sem fio em seus telefones, como Patently Apple relata que recebeu uma patente altamente técnica no USPTO que explica um “Componentes de alinhamento magnético bimodal para alinhamento de dispositivos”.

Lá, ele detalha como um acessório – que geralmente tem uma superfície plana e vem em vários formatos e formas – localizado na parte traseira de um iPhone pode ser carregado sem fio, sem sempre pensar em seu posicionamento adequado.

carregamento-sem-fio-reverso-pode-possibilitar-que-seu-iphone-carregue-seus-airpods-em-breve
Imagem: Reprodução | Phone Arena

A solução é um pouco técnica, pois explica como “um dispositivo que incorpora um componente de alinhamento bimodal pode ser conectado de forma intercambiável a outros dispositivos por meio de um componente de alinhamento anular primário ou de um componente de alinhamento anular secundário”, mas o objetivo principal é ser capaz de basta colocar um estojo de carregamento sem fio AirPods Pro, ou até mesmo um Apple Watch na parte traseira do iPhone, e carregá-lo em movimento, sem pensar demais no alinhamento e ter que cuidar do posicionamento o tempo todo.

De qualquer forma, esta patente aparentemente está nos aproximando de um sistema de carregamento sem fio reverso da Apple, talvez até a tempo da série iPhone 15.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.