Carta aberta pede à Intel para abrir o FSP

Uma carta aberta iniciada pela Open-Source Firmware Foundation e buscando o apoio da comunidade para esta carta está pedindo à Intel que abra seu Firmware Support Package (FSP). O blob binário FSP tem sido uma grande limitação para o nível de abertura em torno do firmware para sistemas Intel e tem sido um fator limitante no suporte a Coreboot, LinuxBoot e outras tecnologias em hardware Intel. Portanto, a carta aberta pede à Intel para abrir o FSP. Os detalhes são mostrados por um engenheiro do Google.

Desde a semana passada circula uma carta aberta pedindo à Intel que adote uma abordagem de firmware de código aberto para o FSP. A carta cita como o Intel FSP cresceu significativamente na última década com cada nova geração de processadores, esse blob bloqueado tem sido um fator limitante significativo no nível de abertura no nível do firmware e há um interesse crescente em todo o setor em ter firmware de código aberto. Os interesses do firmware de código aberto vão desde preocupações com segurança até o desejo de conduzir recursos novos e inovadores em níveis baixos do sistema.

Carta aberta pede à Intel para abrir o FSP

A carta aberta pode ser encontrada em openletter.earth. Se você apoia o desejo de ver o FSP de código aberto da Intel ou pelo menos ser mais aberto sobre isso, considere assiná-lo.

A carta aberta da Open-Source Firmware Foundation pede à Intel que seja mais aberta com seu FSP/firmware. A divulgação partiu de um engenheiro do Google.

Um FSP de código aberto é algo que muitos buscam há anos e, embora haja várias respostas diferentes do pessoal da Intel, até agora, infelizmente, permaneceu um blob binário. No entanto, veremos se algo muda sob a direção de Pat Gelsinger e todos o pessoal fresco da empresa em funções de gestão nos últimos anos. Da mesma forma, grande parte da comunidade também está interessada em ver a AMD ser mais aberta em relação ao manuseio de PSP e firmware.

A carta aberta também cita esta postagem no blog da Open-Source Firmware Foundation que foi escrita esta semana pelo engenheiro de firmware do Google Chrome OS, Subrata Banik. O engenheiro de firmware do Google apresenta um possível caminho a seguir para gerar mais abertura no nível do firmware em torno dos Intel SoCs. É uma leitura interessante e faz um bom trabalho resumindo os desafios atuais, os benefícios de ser mais aberto e questões relacionadas.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile